Você saiu de casa para comprar uma TV e graças à “lábia” do vendedor saiu da loja também com um aparelho de som e um sofá novo. O que parece uma venda de pode, na verdade, ser um clássico de , de acordo com o consultor empresarial especialista em estratégias comerciais, Roberto Vilela.

Para o executivo, um vendedor de é aquele que entende a importância da continuidade no relacionamento com o . “Se você aproveita a empolgação do consumidor para empurrar diversos itens e bater a meta do mês pode estar errando feio na abordagem. Porque, comumente, não está ouvindo a real necessidade de quem está comprando, não está sendo empático e muito menos criando um vínculo comercial de longo prazo”, diz.

Roberto explica que é fundamental treinar ouvidos e olhos para entender a mensagem que o consumidor está transmitindo. “É na conversa com ele que você vai entender que tipo de produto ou serviço será mais assertivo. Alguém que mora sozinho, por exemplo, dificilmente vai precisar de um carro grande, enquanto um modelo compacto não vai atender a necessidade de uma família. Pode ser que, por questões estéticas e de custo, o consumidor esteja inclinado a optar por um produto que em longo prazo não será interessante. Cabe ao vendedor ser empático, se colocar no lugar de quem está comprando e oferecer aquilo que realmente vai suprir a necessidade”, comenta.

Menos s = mais

Segundo Roberto, toda vez que uma compra assertiva é feita, o relacionamento com o consumidor se consolida. “Pode ser que naquele momento, por ter ouvido o e interpretado os sinais corporais que ele transmitiu, você fechou um negócio menos promissor do que imaginava. Mas tenha a certeza de que a assertividade é essencial para o consumidor voltar a comprar em determinada empresa. Sempre que precisar, ele vai se lembrar do vendedor que soube ser empático e ajudá-lo a suprir a necessidade que ele realmente tinha naquele momento”, finaliza.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa em dia!

Sobre o consultor: Roberto Vilela é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais.