Viagens de fim de ano são seguras durante a pandemia?

0

Caso você esteja pensando em fazer a tão aguardada viagem de férias de fim de ano, mas está com receio sobre ser seguro ou não ter este momento de lazer devido à pandemia, é preciso se atentar quanto a alguns pontos. 

Após números expressivos de casos de contágio e mortes causadas pelo novo coronavírus, junto à uma possível segunda onda do vírus em território brasileiro, muitos cidadãos ainda parecem ter flexibilizado as regras de distanciamento e isolamento social em diversas localidades do país. 

E assim, muitas pessoas têm feito viagens, ou cogitado fazê-las nas próximas semanas para celebrar as festas de fim de ano junto à família e amigos. 

Porém, sempre tem aquelas pessoas mais cautelosas que entendem a gravidade da situação e se questionam: é seguro viagem no fim do ano devido à pandemia?

A dica primordial para qualquer questionamento referente à pandemia é, sempre se lembrar de usar a máscara facial de proteção, sempre ter álcool em gel em mãos e respeitar o distanciamento social caso precise sair de casa. 

Caso pertença ou conviva com alguém do grupo de risco, os cuidados devem ser redobrados. 

Observe a seguir os principais critérios que devem ser observados antes de tomar qualquer decisão neste momento, visando garantir a segurança de todos, especialmente se a escolha for por realmente prosseguir com a viagem. 

O primeiro fator a ser considerado é se existem pessoas muito próximos a você que compõem o grupo de risco da Covid-19, pessoas de convívio diário como idosos, gestante, ou aquelas que possuam doenças crônicas e pulmonares.

Neste caso, pode ser melhor não se expor ao risco. 

Outro aspecto importante que deve ser analisado com calma e atenção é o destino da viagem, ou até mesmo, o local de origem.

Pois, se o índice de contágio estiver alto em algum destes locais, talvez seja melhor repensar a viagem visando a segurança e saúde própria e dos entes queridos, sendo que, nestes casos, a probabilidade de transmissão do vírus é extremamente alta. 

Além destes detalhes, também é necessário considerar e estudar como a viagem será feita. 

Para isso, é preciso ter em mente que, viagens feitas em ônibus e avião, podem apresentar maiores chances de contágio do vírus, desta forma, se for possível, dê preferência para uma viagem particular e de carro, na companhia apenas de pessoas do convívio diário.

Depois de ponderar se a viagem de fim de ano é segura ou não devido à pandemia, é recomendado se atentar a alguns outros cuidados extras para tornar a viagem o mais segura possível. 

Viagem de carro

Conforme mencionado anteriormente, a melhor alternativa de viagem para aqueles que não abrem mão deste momento de lazer, é a viagem de carro, para tentar assegurar o mínimo de segurança possível neste período. 

pandemia

Evitar o contato com estranhos também é bastante importante, por isso, além de prosseguir viagem em um veículo particular e com pessoas próximas, evite fazer várias e longas paradas em locais com grande fluxo de movimento. 

Tenha um suporte

Antes de sair em viagem, é fundamental realizar uma boa revisão no veículo, além do que, é essencial ter alguém com quem contar em caso de algum imprevisto, alternativa que, inclusive, pode ajudar a minimizar as chances de contágio. 

Por isso, pode ser importante contratar um seguro de automóvel, o qual irá enviar profissionais qualificados e devidamente equipados para resolver o problema, evitando a exposição a desconhecidos possivelmente despreparados. 

Contudo, é importante se certificar de que a assistência técnica funcione durante 24 horas por dia, na dúvida, consulte o corretor de seguros. 

Priorize a higiene

Muito além de apenas manter a boa prática de lavagem das mãos, é preciso tornar o uso do álcool em gel em um hábito constante, além de evitar compartilhar talheres, louças, entre outros objetos semelhantes que podem transmitir o vírus facilmente. 

Sendo assim, dê preferência para itens pessoais ou descartáveis, os quais estejam devidamente embalados. 

Tome cuidados preventivos à saúde

Além de todos os cuidados mencionados até agora, como o uso de máscara, álcool em gel, manter o distanciamento social, recomenda-se verificar se o plano de saúde possui cobertura para o local de destino. 

Do contrato, pode ser viável considerar contratar um seguro viagem para todos o grupo de viajantes, no intuito de garantir um atendimento médico de qualidade durante a viagem, em caso de algum acidente ou imprevisto. 

Por fim, para aqueles que ainda estão se perguntando se é seguro ou não viajar no fim de ano devido à pandemia, vale dizer que, se por qualquer motivo você achar melhor que não, respeite o instinto e permaneça seguro em casa. 

Por Laura Alvarenga