Vitamina D: Favorece a saúde óssea, muscular e combate fraturas

0

Com grande importância na absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, a vitamina D é reconhecida tradicionalmente pela medicina como uma das substâncias essenciais para o fortalecimento dos ossos.

Além disso, ela previne o raquitismo na infância e a osteopenia e a osteoporose na terceira idade. 

Estudos também mostram o seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores.

Segundo Dr. Paulo Lessa, a alimentação é necessária, porém não é suficiente para garantir doses adequadas de vitamina D no organismo. “A maior parte desse nutriente é obtido pela exposição solar.

Há casos de pessoas que, com a devida prescrição médica, é claro, podem e devem fazer a suplementação”.

A Vitamina D favorece a saúde óssea, muscular e combate fraturas. “Além dessas funções, há estudos sugerindo que a vitamina D interfere no sistema imunológico e que sua deficiência teria ligação com o desenvolvimento de doenças autoimunes, a exemplo de diabetes, doença inflamatória intestinal, artrite e outras”, conta o médico.

Aonde você encontra a Vitamina D:


– Sol;

– Leite;

–  Salmão;

– Sardinha;

– Óleo de fígado de peixe;

– Cogumelo;

– Ovos;

– Alguns cereais que são fortificados com essa vitamina.

Ela também é de suma importância para as gestantes, visto que previne complicações para as mulheres durante esse período delicado e seus bebês.

“Por essas e outras você deve se consultar regularmente com seu médico e fazer os devidos exames. Coloque sua saúde em primeiro lugar”, finaliza Dr. Paulo Lessa

Por Dr. Paulo Lessa é capixaba e especialista em saúde e qualidade de vida.