Você deu entrada com pedido no INSS antes de Abril de 2019? Essa notícia é pra você

12

Se você deu entrada em pedido no INSS como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte ou qualquer outro antes de abril de 2019 precisa ler este texto.

Sem tempo para ler? Ouça essa matéria clicando no vídeo abaixo:

Programa Especial de análise de benefícios

No dia 05 de agosto de 2019 o governo editou a Medida Provisória 891/19. 

Esta MP fixa a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas do INSS.

Mas o ponto que passou batido para muitas pessoas e que vamos explicar aqui, se trata da alteração da Lei 13.846/19, mais conhecida como a lei do Pente Fino.

Essa MP coloca a análise de processos administrativos e pedidos de revisão dentro de um Programa Especial.

Agora os servidores do INSS possuem uma meta mínima de análises por mês e também irão ganhar bonificação por casos analisados além da meta estabelecida.

Resumindo: Esse programa irá acelerar a análise dos pedidos administrativos de requerimento inicial e de revisão de benefícios administrados pelo INSS. Os quais o prazo legal para conclusão tenha expirado até 15 de junho de 2019.

Como saber se meu pedido no INSS já entrou nesse programa?

Para saber se seu pedido no INSS já está dentro do programa especial, observe se o mesmo possui as seguintes informações nos andamentos do processo:

  • Enviado para 015001 – Coordenação geral de reconhecimento de direitos;
  • Ou constar o termo Fila Nacional

seguro de vida

Recomendamos um acompanhamento semanal do processo. 

Se o status do processo mudar de “em análise” para “concluído”, é só aguardar a cartinha chegar para saber se o benefício foi negado ou se foi deferido.

Se o pedido no INSS do benefício foi concedido, na carta já haverá quando o pagamento estará disponível para saque.

Nos casos de pedidos negados, você terá dois caminhos: Entrar com recurso administrativo ou entrar com pedido judicial de concessão de benefício.

Se seu benefício foi negado e você não entende o motivo, clique abaixo e nos envie um resumo do seu caso que um dos nossos advogados irá te ajudar! 

Agora se o status estiver marcado como Exigência, você precisa entrar em contato com o INSS pois ele está aguardando maiores informações.

Agora se o mesmo tiver andamento contendo o termo “Exigência”, significa que o INSS está necessitando de algumas informações ou documentos para dar seguimento ao processo.

O prazo para entrega destas informações é de 30 dias. Fique atento!

Como realizar o acompanhamento do processo?

Este acompanhamento pode ser feito através do telefone 135 ou pelo próprio site e/ou aplicativo para celular do MEU INSS.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Carneiro Menezes Advogados

12 Comentários

  1. Meu processo foi para ceab dia 20 de janeiro para que entre em contato comigo mas até hoje não entraram porque

  2. Boa noite dei entrada na aposentadoria rural por idade em dezembro de 2018 foi indeferido e entrei com recurso em maio de 2019 está concluído em primeira instância.E agora?

  3. Dei entrada para o Bpc,pro meu filho de 6 anos Em 06/02/2019 até agora nem fui chamada pra perícia ,olhei no site ,sai da análise agora consta que esta na fila centralizada..não entendi mas nada.

  4. Boa tarde entrei com recurso em maio do ano passado pois tinha indeferido meu salário maternidade quando foi dia 17 de dezembro eles julgaram e me deram DAR-LHE PROVIMENTO, POR UNANIMIDADE. O prazo para o inss recorrer foi torque de 30 dias. Porém quero saber se eles podem demora para fazer o pagamento?

  5. Boa noite
    Dei entrada no meu pedido de aposentadoria por idade urbana cumpri tdas as metas solicitadas em Março de 2019 e estava tudo concluido e até hoje dia 06/01/2020 nada…o que acontece com os nossos governantes?
    Isso é um abuso, uma vergonha. já tenho 65 anos de idade…
    Meu presidente eu votei no Senhor!!

  6. Estou com meu benefício ativo mais sempre constar em análise de manutenção desde 01/11/2019

  7. Dei entrada em um requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição em 30 Outubro de 2018 e até hoje está em análise. ………

  8. Bom dia!
    Meu pai deu entrada com aposentadoria especial no dia 28/03/2019 e até agora os status estão em análise na coordenação gera de reconhecimento de direitos.

    Desde de 10/09/2019 foi transferido para fila nacional. mas até agora nada.

    Quanto ainda vou esperar?

  9. quero saber por que eu dei entrada no pedido de salário maternidade rural em 28 08 2019 e agora veio com exigência o que devo fazer agora já levei os documentos que faltavam i agora vou esperar mas quanto tempo

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.