Você sabe como consultar o seu benefício do INSS pelo número do CPF?

0

Todo cidadão que recebe alguma pensão e aposentadoria, ou outro tipo de benefício do INSS é identificado através de um número de identificação, o mesmo é enviado através de uma carta quando o benefício é concedido. 

Cada cidadão recebe um número diferente, com o objetivo de evitar que qualquer pessoa tenha acesso aos dados.

Caso você não tenha esse número, na matéria de hoje vamos te mostrar algumas formas  para descobrir esse código de identificação. Acompanhe. 

Número de identificação 

Este código é para o beneficiário consultar as suas informações, como data e pagamento, entre outros. 

Na falta deste número é possível fazer este procedimento através do número do seu CPF. 

Consulta do benefício através do CPF: 

  • Pelo site da Previdência Social; 
  • Pelo telefone de Atendimento 135; 
  • Através do Meu INSS. 

Quando é necessário consultar o benefício pelo CPF? 

Para fazer um acompanhamento à distância o CPF é uma alternativa para os segurados não tem o número do Número de Identificação Social/NIS.

Vamos explicar as três maneiras de consultar o benefício pelo CPF que listamos acima.  

Designed by LightField Studios / shutterstock
Designed by LightField Studios / shutterstock

Consulta através do telefone 135

Quando for realizar este procedimento pelo telefone informe o número do CPF e confirme seus dados, todo este procedimento tem por objetivo proteger seus dados. 

A ligação é gratuita e não tem custos se for feita através de telefones fixos ou públicos, se a ligação for através de celulares o custo será equivalente a uma ligação local. 

Através do Meu INSS

Neste aplicativo é possível solicitar vários tipos de serviços gratuitos, sendo conferir seus dados previdenciários, ou consultar o seu benefício, dentre outros. 

Site da Previdência Social 

O site da previdência também é uma escolha para os segurados que precisam consultar o benefício, para prosseguir com o atendimento é necessário clicar na guia INSS no topo da página e no menu à esquerda, escolher a opção “Consulta de situação de benefício”, logo depois clique no botão “Acompanhar Pedido” , sem seguida a página será redirecionada para o Meu INSS. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira