Você sabe o que é CNIS?

0

Toda pessoa que tem o objetivo de se aposentar, já deve ter ouvido a expressão CNIS, este trata-se de uma documentação muito importante para comprovar vínculo de trabalho. No conteúdo de hoje vou esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe

CNIS

A sigla CNIS quer dizer “Cadastro Nacional de Informações Sociais” este cadastro armazena todas as informações trabalhistas de trabalhadores autônomos e aqueles que têm algum tipo de vínculo com a previdência. 

O que consta no CNIS? 

Como já expliquei acima, este documento irá contar todos os vínculos empregatícios, resumindo, todos os registros de trabalho que você já teve ao longo de sua atividade laboral, é importante o segurado saber que esses dados são primordiais na hora de juntar as documentação para a solicitação da sua aposentadoria. 

Como fazer a consulta do CNIS? 

Você pode acessar pelo portal MEU INSS, acessando o site, basta você procurar por CNIS que em seguida aparecerá o formulário com as suas informações. Ressaltando que os dados estiverem desatualizados, o próprio usuário pode fazer a atualização dos dados.

Imagem: Meu Inss
Imagem: Meu Inss

Documentações que comprovem o vínculo de trabalho 

Para isto é necessário ter todas essas documentações que vou listar acima:

  • Contrato de trabalho;
  • Fichas de registro;
  • Extrato do FGTS;
  • Holerite.

É possível ter mais de um CNIS?

SIM! Porém basta um, nele estarão todas as informações completas, mas isto acontece quando o cidadão possui mais de um número de identificação do trabalhador (NIT).

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.