Você sabe o que é DevOps?

0
143

por Eduardo Namba – Arquiteto de Soluções Claranet Brasil

O termo “DevOps” tem sido muito utilizado para defender como as empresas
podem trazer mais eficiência à sua operação e gerar resultados mais
qualificados. Mas, afinal de contas, o que significa DevOps: uma
profissão, uma metodologia ou apenas um conjunto de técnicas de
desenvolvimento?

Para compreender a evolução deste conceito, é necessário ter em
mente o que gerou a necessidade de automatizar processos. Com uma
demanda cada vez maior de entregas, que precisam ser feitas de forma
rápida e eficiente, as empresas passaram a adotar soluções de
automatização para otimizar o tempo dos profissionais antes envolvidos
em tarefas operacionais, dando mais espaço para que eles se dediquem a
funções estratégicas.

Neste sentido, automatizar a operação gerou mais disponibilidade de
tempo e energia para que o time responsável por algum projeto
específico possa se concentrar no desenvolvimento e avaliação destes
processos. A integração destes dois times, de operação e
desenvolvimento, é o DevOps.

Como uma boa prática baseada em agilidade, o DevOps pode ser
considerado uma evolução de metodologias que visam maior eficiência a
partir de integração de equipes distintas. Dessa maneira, esses times
deixam de atuar em “caixas separadas” sem uma integração ou sinergia
real para enfim estar alinhados com um propósito único e
responsabilidades compartilhadas. Para que obtenham êxito, as práticas
de DevOps exigem a criação de novas diretrizes, a aplicação de
testes, implementação, operação e monitoramento contínuo.

É importante notar que cada uma das tarefas de operação que serão
automatizadas vão necessitar de uma ou mais plataformas. E uma boa
notícia é que a lista de opções existentes no mercado é enorme
tanto para o contexto “on premise” quanto para os provedores de
soluções na nuvem. Na realidade, as aplicações que são concebidas
já utilizando servidores em algum provedor de cloud já tem um DNA que
facilita as tarefas de automação se comparado a aplicações
originadas em ambiente “on premise”.

Um exemplo real que nos ajuda a entender o impacto de DevOps é a
evolução do setor de vendas online. A internet impulsionou o mercado
para uma realidade virtual onde o limite do alcance das vendas e
criatividade para os novos mercados até hoje não foram alcançadas.

Ao mesmo tempo que o limite em inovar não existe, essa nova realidade
coloca o “mercadinho de bairro” com as mesmas condições que um mercado
multinacional. Isso porque todos podem colocar seu produto na internet e
vender para o mesmo público.

A partir desta condição, surgem duas questões: Como ser melhor? O que
faz o público acessar mais o site A do que o site B? Criar uma loja
física em uma ótima região, expor os produtos e ter muitos
funcionários para atender têm uma grande chance de dar certo, mas no
contexto virtual as coisas não costumam ser tão simples. Quando
falamos em conquistar o público numa realidade online, inovar e testar
novos métodos são necessidades ainda mais urgentes – e esta inovação
se refere à forma de vender, de apresentar o produto, de oferecer itens
relacionados, etc.

Ao dar velocidade ao que realmente importa ao seu negócio através de
tecnologias e técnicas que permitem automatizar tarefas operacionais, o
DevOps garante mais eficiência para a área de vendas na internet ou
qualquer outra que se interesse por resultados ágeis e recorrentes.