Cada vez mais tem sido comum grandes empresas buscarem colaboradores com habilidades específicas, não apenas com formações tradicionais e títulos de graduação. Recentemente, o Linkedin, plataforma de relacionamentos profissionais, reuniu 10 habilidades mais solicitadas no mercado e a Descola.org, especializada em cursos online voltados para empreendedorismo e inovação, explica cada uma delas:

– Criatividade: diferente do que se pensa, a criatividade é uma habilidade cada vez mais solicitada para todas as áreas profissionais e não significa somente realizar coisas artísticas, mas também apresentar soluções sob uma nova perspectiva ou enxergar caminhos alternativos e inexplorados, saindo do óbvio.

– Persuasão: Habilidade importante para quem lida diretamente com o consumidor, para convencê-lo de que seu produto ou serviço é melhor do que os demais ou essencial para ele, apresentar seu diferencial. A persuasão é uma tendência e poucos sabem utilizá-la.

– Colaboração: No ambiente de trabalho é importante saber trabalhar em equipe, além de impactar nas relações internas, também auxilia com futuras parcerias. Saber lidar com o coletivo e ajudar os outros a cumprirem seus objetivos também auxilia no produto final da empresa.

– Adaptabilidade: A rapidez com que as mudanças ocorrem neste novo mundo cria a necessidade de ter uma equipe que não resista a essas alterações e se adapte a conceitos e metodologias novas.

– Gerenciamento de tempo: Capacidade de planejar e ter o controle total de suas funções e de tempo, otimizando seu horário.

– Cloud computing: Habilidade de pensar e desenvolver serviços que funcionem de forma online, sem a necessidade de que o usuário baixe em seu computador, como o caso de editores de texto, por exemplo.

– Inteligência artificial: Uma tendência é saber “ensinar” as máquinas, domar a inteligência artificial e mostrar quais padrões deve ela seguir.

– Raciocínio analítico: Pode ser entendida como a capacidade de construir um raciocínio com argumento, pessoas com essas características são capazes de tomar decisões mais assertivas e são menos influenciadas por achismos.

– Gestão de pessoas: Habilidade de gerenciar pessoas e criar ambientes saudáveis para os colaboradores, seja no espaço físico ou o sentimento que o lugar desperta.

– Design de UX: Consiste em desenhar a experiência do usuário com um determinado serviço ou produto, certificando-se de que os canais de contato serão satisfatórios. Essa questão é utilizada, principalmente, em empresas online.

Sobre a Descola.org

A Descola.org é uma escola de cursos online sobre inovação e empreendedorismo, que leva novas habilidades para os alunos aplicarem em suas vidas ou no trabalho. Com uma linguagem própria da internet, os alunos têm a oportunidade de aprender de qualquer lugar e por qualquer dispositivo, além de receber materiais complementares que ficarão disponíveis sempre que precisar ser consultado.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.