Você sabe qual é a importância das classificações das contas contábeis?

0

Você sabe o porquê é tão importante classificar esses documentos? Não são todos os profissionais da área que entendem a importância da classificação das contas contábeis e isso pode ser um ponto negativo.

No conteúdo de hoje vamos explicar como é feita esta classificação. Acompanhe! 

Classificações de contas contábeis 

Essas classificações têm como objetivo de transparecer o desempenho econômico e financeiro da empresa, quanto maior for sua empresa, maior será o volume de informações que ela produz e armazena. 

Portanto é importante que a sua empresa prepare demonstrações financeiras e o principal, é necessário que faça isso com eficiência , pois, se alguma das informações não ficar clara, isto pode se tornar bem mais complicado.

Classificação contábil 

Esta classificação é a forma de demonstrar como cada transação é realizada e agrupada pela empresa, claro, de acordo com a sua natureza jurídica.

O objetivo disto é apenas agilizar o controle de consultas dos dados contábeis. 

Classificações: Ativo, passivo, receita, despesa.

Todas essas que citamos acima é obrigatório, eles representam a estrutura conceitual, sendo assim, eles são as chaves das informações contábeis. Veja abaixo: 

Ativo 

Os recursos ativos, são controlados por uma organização, com a finalidade de analisar os resultados de eventos passados e com o objetivo de ter uma melhoria em benefícios econômicos futuros para a entidade.

Passivo 

Já para os passivos, são registrados as contas que são relacionadas às obrigações da empresa com outras organizações como: 

Designed by @wichayada / Freepik
Designed by @wichayada / Freepik
  • Parceiros comerciais;
  • Bancos;
  • Órgãos do governo, entre outros.

Alguns exemplos disto, é o pagamento de fornecedores, financiamentos, empréstimos e obrigações fiscais

A categoria passiva são compromissos assumidos por um determinado período, sendo possível que isso seja fruto da compra de um ativo. 

Patrimônio Líquido 

Os ativos e os líquidos passivos, representam o patrimônio líquido, que pertence aos sócios da empresa.

Receita 

Para ficar fácil de você entender, imagine a situação, todo o recurso que é recebido e que o mesmo gere um aumento de ativo ou uma redução de passivo, (que não sejam investimentos direto dos sócios).

São classificados como receita.

Despesas 

Entram no grupo de despesas: 

  • Folha de pagamento de funcionários;
  • Pagamentos a de fornecedores de produtos e serviços;
  • Compra de matéria-prima;
  • Equipamentos;
  • Serviços de terceiros. 

É primordial ressaltar que falhas nesses registros, resultam em falta de pagamentos, falta de recebimentos ou aproveitamento de créditos, que gera consequências contábeis muito sérias.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira