Você sabe sobre o cartão BNDES? Saiba o que é e como fazer

0
223

Micro, pequenos e médios empresários podem solicitar o cartão BNDES; conheças as condições e as vantagens

O Cartão BNDES é um produto que, baseado no conceito de cartão de crédito, financia investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e dos microempreendedores individuais (MEIs), e oferece crédito pré-aprovado, com a menor taxa de juros do mercado.

cfwufzy6e9sib6z15yv54tjwe

Com esse cartão, a empresa pode investir na compra de máquinas, equipamentos e outros itens usados no desenvolvimento e na modernização de um negócio, como softwares, veículos utilitários, insumos para fabricação de móveis e produtos do setor têxtil, confeccionista e calçadista, e cursos de qualificação profissional, tudo disponível no portal de operações do Cartão BNDES.

Todas as transações são feitas no portal do Cartão BNDES. O comprador pode parcelar suas compras em prestações fixas e iguais, e o é crédito rotativo, ou seja, o valor de cada prestação paga fica disponível automaticamente para novas compras. Mas, como fazer o cartão?

Quem pode ter o cartão BNDES

Podem pedir o Cartão BNDES os MEIs e as MPMEs (com faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões) sediados no Brasil, que exerçam atividade econômica compatível com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES e que estejam em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais.

Além das micro, pequenas e médias empresas, podem solicitar o Cartão BNDES empreendedores individuais e cooperativas que tenham CNPJ e estejam em dias com os tributos e obrigações federais. O produtor rural que tiver CNPJ e inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial) também pode obter o cartão.

Pessoas físicas e profissionais liberais não podem solicitar o Cartão BNDES.

Como conseguir um cartão BNDES?

É possível solicitar o cartão BNDES pela internet, clicar em “Solicite o seu cartão BNDES” e seguir as instruções fornecidas pelo portal de operações do cartão.

O solicitante do Cartão BNDES deverá abrir uma conta corrente da empresa no banco ou emissor escolhido, pois as parcelas dos financiamentos gerados pelas compras com o Cartão serão debitadas em conta corrente.

O candidato deve prestar atenção no cadastro de seu login e senha, que serão necessários para a realização e acompanhamento de compras e para a atualização dos dados cadastrais da empresa.

O cliente pode solicitar mais de um Cartão BNDES, cada um em um banco emissor. Para isso, basta informar o CNPJ, o login e a senha já cadastrados nos campos localizados no topo da página inicial do portal. Depois de acessar a área restrita, ele deve clicar na opção “Solicite outro cartão”. A definição do limite, a concessão do crédito e a cobrança são de responsabilidade dos bancos emissores.

Como encontrar um produto no portal do Cartão BNDES?

O primeiro passo é digitar o nome do produto a ser pesquisado na tela “Busca de catálogos de Produtos” e, em seguida, clicar em “Pesquisar”. O portal retornará o resultado da pesquisa com produtos cadastrados, categorias e fornecedores credenciados. Para identificar o produto desejado é só clicar em uma das opções.
A partir da pesquisa realizada, serão exibidos na tela catálogos de produtos, os produtos cadastrados, e os rescpectivos modelos e fornecedores credenciados no portal.

O comprador também pode usar a “Busca avançada” que irá procurar o termo digitado também em outros campos. Ainda existe a opção de fazer a busca pelo menu “Categorias de produtos”.

Como fazer uma compra com o cartão BNDES?

O portador do Cartão BNDES efetuará sua compra exclusivamente no âmbito do site procurando, no catálogo existente, os bens e serviços que lhe interessam, e seguindo os passos indicados para a compra.

No portal do cartão, acesse o campo “Busca de produtos” ou “Categoria de Produtos”. Ao encontrar o produto desejado, se o preço e o botão “Comprar’ estiverem indisponíveis, o item poderá ser comrpado diretamente no portal, de forma semelhante a outros sites de comércio eletrônico.

Caso o preço e o botão comprar não estejam disponíveis, o comprador deve entrar em ontato com o fornecedor escolhido e negociar as condições da compra. O comprador tem a liberdade de negociar com o vendedor e financiar apenas uma parte do produto no Cartão BNDES. Se a empresa tiver mais de um cartão BNDES, também poderá somar os limites para realizar a transação.

As condições financeiras em vigor são limite de crédito de até R$ 1 milhão para cada cliente, por banco emissor, prazo de parcelamento de 3 a 48 meses e taxa de juros pré-fixada.

Como controlo as compras que faço com o BNDES?

Assim que a compra é efetuada, o comrpador recebe um e-mail automático com os dados da transação. Além disso, o banco emissor encaminha uma fatura mensal do Cartão BNDES. Além disso, o comprador pode, com o login e senha, acessar o portal a qualquer momento para consultar detalhes de suas compras

Quem emite o Cartão BNDES?

O Cartão BNDES é emitido por instituições financeiras credenciadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. São elas: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.

Matéria: Ig Economia