Não há uma lei específica em âmbito Federal que regulamente essa matéria, mas existem algumas possibilidades de retirar o documento sem pagar nada. É preciso ter cuidado porque existem diversos sites que oferecem esse serviço, e muitos não são confiáveis.
Das formas confiáveis de emissão gratuita do documento podemos mencionar duas delas, que é através do programa CNH Social, do Sest/Senat e pela iniciativa dos departamentos estaduais de trânsito, dessa forma o interessado deve consultar o DETRAN de seu Estado para saber se há previsão para a isenção.
 
A CNH Social do Sest/Senat, oferece o programa “primeira habilitação para o transporte – CNH Social. Serve para categorias B (Carros), com a formação e emissão gratuita da CNH, o interessado deve ter renda individual de até 3 salários mínimos. Também precisa ter idade entre 18 e 27 anos.
 
Já os estados podem criar leis que regulem a gratuidade dessa emissão, geralmente as previsões estaduais obedecem ou se assemelham ao mencionado, ter renda mensal de até 3 salários mínimo e estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. Contudo não são todos os Estados que oferecem isso.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.