Sublinhado rabiscado

21 profissões que garantem a aposentadoria mais cedo

São consideradas atividades especiais àquelas onde o profissional fica exposto a agentes nocivos, seja em curto, médio ou longo prazo. Tais agentes ligados a situações de insalubridade ou periculosidade, que apesar de semelhantes tem diferenças. Confira:

Imagens por Freepik

Sublinhado rabiscado

Insalubridade: configura-se mediante a exposição a basicamente três grupos de agentes nocivos à saúde, sendo estes de natureza física (ruídos excessivos, frio ou calor extremo, etc.), biológica (contato com vírus, bactérias, fungos, etc.) ou química (contato com chumbo, mercúrio, etc.);

Sublinhado rabiscado

Periculosidade: termo com relação com a palavra “perigo”, ou seja, em suma, diz respeito às atividades que devido a sua própria natureza coloca a vida do trabalhador em risco, a exemplo, das funções de policiais e bombeiros.

Sublinhado rabiscado

Portanto, podemos entender que a aposentadoria especial é voltada para esses trabalhadores que são expostos a agentes insalubres ou que oferecem perigo à vida.

Sublinhado rabiscado

Requisitos da aposentadoria especial

A Reforma da Previdência trouxe mudanças significativas quanto às regras da aposentadoria, inclusive para a modalidade especial, sendo assim, os requisitos irão variar conforme a data em que o trabalhador começou a atuar em atividades especiais.

Sublinhado rabiscado

Critérios exigidos após a Reforma da Previdência.

Com o vigor da reforma nada se alterou quanto ao tempo em atividade especial, todavia, a lei acrescentou a regra que exige uma idade mínima para se aposentar. Confira:

Atividade de baixo risco

Tempo especial em atividade 25 anos e a idade mínima para se aposentar é 60 anos.

Sublinhado rabiscado 2
Sublinhado rabiscado 2

Atividade de médio risco

Tempo especial em atividade 20 anos e a idade mínima para se aposentar é 58 anos.

Atividade de alto risco

Tempo especial em atividade 15 anos e a idade mínima para se aposentar é 55 anos.

Sublinhado rabiscado

Em todos os casos listados o segurado precisa ter, ao menos, 15 anos de contribuição junto à Previdência Social.

Sublinhado rabiscado

Atividades de risco alto

1. Britador; 2. Carregador de Rochas; 3. Cavouqueiro; 4. Choqueiro; 5. Mineiros no subsolo; 6. Operador de britadeira de rocha subterrânea; 7. Perfurador de Rochas em Cavernas.

Sublinhado rabiscado

Atividades de risco médio

8. Extrator de Fósforo Branco; 9. Extrator de Mercúrio; 10. Fabricante de Tinta; 11. Fundidor de Chumbo; 12. Laminador de Chumbo; 13. Moldador de Chumbo; 14. Trabalhador em Túnel ou Galeria Alagada;

Sublinhado rabiscado

Atividades de risco baixo

15. Auxiliar de Enfermeiro; 16. Auxiliar de Tinturaria; 17. Auxiliares ou Serviços Gerais; 18. Bombeiro; 19. Cirurgião; 20. Dentista; 21. Enfermeiro.