Para a maioria dos casos, o INSS não pode simplesmente cancelar o benefício.
Imagens por Freepik
No entanto, para ocorrer a suspensão do benefício previdenciário, será necessário que o segurado não cumpra com as exigências solicitadas pelo INSS, confira 3 deles:
A ausência de saques dos pagamentos mensais podem sinalizar ao instituto que o segurado já faleceu.
Nesse sentido, existe um risco de que o benefício seja suspenso após um período superior a dois meses sem movimentação do dinheiro na conta do segurado.
Os segurados convocados pelo INSS para realização de pente-fino devem obrigatoriamente cumprir a exigência efetuada pelo órgão.
O objetivo do pente-fino é combater fraudes relacionadas aos benefícios pagos pelo INSS, onde, mesmo que você não tenha cometido nenhuma fraude, o órgão pode convocá-lo para comprovar algumas dúvidas geradas.
O segurado que recebe aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença regularmente deve comparecer ao INSS para concessão e manutenção dos benefícios.
No caso do segurado que recebe aposentadoria por invalidez, a perícia pode estar relacionada ao programa de revisão de benefícios, comumente chamado pente-fino.
Segurados que recebem o auxílio-doença é preciso marcar perícia pelo telefone 135 ou aplicativo Meu INSS para conseguir prorrogar o benefício caso não tenha se recuperado.