Separador de seção preto

Cancelamento de Aposentadoria

6 motivos que podem cancelar seu benefício ainda esse ano

Sublinhado rabiscado 2
Sublinhado rabiscado

Pente-fino nos benefícios previdenciários

Anualmente o INSS realiza uma espécie de investigação para identificar possíveis benefícios concedidos incorretamente, seja por falta de documentação, falta de preenchimento dos requisitos, documentação falsa entre outros.

1

Sublinhado rabiscado

Deixar de sacar e movimentar o seu benefício

Quando o segurado fica mais de dois meses sem movimentar o seu benefício o mesmo pode ser suspenso pelo INSS, pois, o órgão pode acreditar que o segurado tenha falecido, por isso é importante  movimentar o valor do seu benefício para evitar surpresas.

2

Sublinhado rabiscado

Falta de prova de vida

O órgão efetuará a identificação por cruzamento com as bases de dados do governo, onde, a movimentação bancária por si só, a utilização da carteirinha do SUS como diversos outros motivos serão fatores que o INSS utilizará para comprovar que o segurado ainda está vivo.

3

Sublinhado rabiscado

No entanto, caso o INSS não consiga identificar nenhuma situação que evidencie que o segurado está vivo, o mesmo pode vir a ter o seu benefício suspenso.

Sublinhado rabiscado

Deixar de comparecer à perícia

Os segurados que recebem benefícios por incapacidade de tempos em tempos são convocados pelo INSS para a manutenção do benefício e o segurado é convocado para comprovar que ainda contínua com a incapacidade que gerou acesso ao benefício.

4

Sublinhado rabiscado

No entanto, o segurado que não comparecer à convocação do INSS poderá ter o seu benefício suspenso até que realize a perícia.

Sublinhado rabiscado

Segurado que for preso

Uma situação recente estabelece que o segurado que recebe benefício previdenciário e seja preso terá o seu benefício suspenso. A suspensão durará pelo período em que o mesmo estiver preso, onde, a liberação do benefício volta quando o mesmo for solto.

5

Sublinhado rabiscado

Cancelamento natural do benefício

Outra situação que pode cancelar o benefício é quando o mesmo ocorre naturalmente, ou seja, o aposentado por invalidez retoma a capacidade para o trabalho.

6

Sublinhado rabiscado

Além disso, caso o próprio aposentado se julgue apto para retornar ao trabalho deverá solicitar uma nova avaliação médica pericial para ser identificada a capacidade laborativa.