9 profissões para trabalhadores com mais de 40 anos
Não é uma novidade que o mercado de trabalho vem ficando cada vez mais competitivo, até porque com os avanços tecnológicos e científicos, é necessário estar devidamente qualificado para ser um forte candidato.
Em geral, cidadãos precisam contar com qualidades e competências, atreladas a educação, experiência, dentre outros diferenciais. Apesar de muitas vezes, a idade ser sinônimo de experiência, a faixa etária pode ser um empecilho para conseguir um emprego.
Nesta linha, ter um profissional com uma vasta bagagem, costuma ser vantajoso para empresas, entretanto, ainda é bem comum que empregadores coloquem a juventude como critério básico, na hora de contratar.
Por que empresas evitam contratar pessoas mais velhas?
Em geral, as empresas insistem em evitar a contratação de pessoas mais velhas por, basicamente, dois motivos: preconceito e os custos que aquele funcionário pode eventualmente trazer.
Sendo assim, o olhar de empregadores direcionado ao lucro é a maior das razões. Isto porquê, trabalhadores com mais idades geralmente tem problemas de saúde com mais frequência, além de muitas vezes estarem mais próximos da aposentadoria.
Linhas de pensamento como essa já vem sendo problematizadas e discutidas, todavia, conseguir um emprego após os 40 anos ainda pode ser complicado. Em contrapartida, existe um leque de profissões que podem ser alternativa para essa parcela da população.
9 boas opções do mercado para pessoas com mais idade
Dentre as profissões que listadas abaixo, em geral, exigem uma certa experiência e qualificação, ou se encaixam em atividades de iniciativa autônoma. De todo modo, pessoas mais velhas costumam ser mais indicadas nas seguintes opções:
– Professor particular; – Artesão; – Entregador; – Motorista; – Escritor; – Organizador de eventos; – Médico; – Gerente de treinamento; – Atividades envolvendo o meio digital.