Como saber se minha doença aposenta?

Muitos trabalhadores acometidos por doenças acabam se questionando se é possível ter direito à aposentadoria por invalidez, principalmente devido às dificuldades que muitas vezes o INSS impõe quanto à liberação do benefício.

Imagens por Freepik

Sublinhado rabiscado 2

A aposentadoria por invalidez é destinada aos trabalhadores que se encontram total e permanente incapazes de trabalhar. Caso o trabalhador seja acometido por uma doença que o deixe temporariamente incapaz o mesmo deverá pleitear o direito ao auxílio-doença.

Aposentadoria por doença

No caso da doença que deixe o trabalhador incapaz, a mesma também deve impedir que a pessoa seja reabilitada em outra função ou trabalho.

Sublinhado rabiscado 2

Isso porque, muitas vezes, mesmo que o trabalhador esteja incapaz para exercer a atividade que já exercia, o INSS pode negar o benefício alegando que a pessoa ainda pode trabalhar, só que em outras ocupações.

Sublinhado rabiscado 2

Requisitos da aposentadoria por invalidez

Entendendo os pontos citados anteriormente, compreenderemos quais são os requisitos necessários para que o trabalhador tenha acesso à aposentadoria por invalidez, vejamos:

Sublinhado rabiscado 2

É necessário que o trabalhador tenha a incapacidade total e permanente devidamente comprovada. Essa comprovação é efetuada por laudo médico assim como por uma perícia médica feita pelo INSS ou órgão público que a pessoa trabalha.

Requisito número um: incapacidade

Doença

Também será necessário que o trabalhador tenha pelo menos 12 meses de carência junto ao INSS, ou seja, que tenha ao menos um ano de contribuição ao INSS, ou esteja no período chamado qualidade do segurado.

Requisito número dois: carência

Doença

Motivos que descartam a carência mínima

Existem algumas situações onde o trabalhador não precisará comprovar a carência mínima para solicitar a aposentadoria por invalidez caso seja segurado, vejamos:

Sublinhado rabiscado 2

Em situações onde ocorram acidentes de qualquer natureza; Nas situações em que ocorram acidentes ou doenças do trabalho; Quando o segurado é acometido por doença especificada pelo Ministério da Saúde e Trabalho e da Previdência, como uma doença grave, incapacitante e irreversível.

Ponto circulado