Compensa pagar o mínimo da fatura do cartão?
Se deparar com o pagamento mínimo da fatura do cartão parece ser atraente principalmente para quem está com o dinheiro contado. No entanto, é preciso se atentar que realizar o pagamento mínimo significa que a fatura não foi totalmente quitada.
Finanças
Imagens por Freepik
Dessa forma, todo o valor que você deixar de pagar nesse mês será cobrado no próximo, e com um detalhe importante, serão acrescidos juros e ainda terá o peso das compras do mês seguinte.
Finanças
Pagar o mínimo significa que sua fatura não será totalmente quitada. O que você deixou de pagar nesse mês vai para o próximo, com juros, e com mais as compras do mês que vem.
Finanças
Assim, quando uma pessoa realiza o pagamento mínimo da fatura do cartão, ela entra no chamado crédito rotativo, em que juros são cobrados sobre o valor restante da fatura.
Finanças
Além disso, o pagamento mínimo acaba comprometendo o limite do cartão, pois, o banco só liberara crédito referente à parte da fatura que foi paga. Dessa maneira, a fatura do próximo mês, o valor em aberto pode ficar próximo ao que estava antes, gerando a sensação de que não adiantou ter pago ele.
Finanças
Então o que fazer?
Como pudemos observar, o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito acaba não sendo um bom negócio devido aos juros que serão cobrados na fatura seguinte.
Finanças
Contudo, apesar de não ser algo recomendado, realizar o pagamento mínimo da fatura pode acabar evitando que o nome da pessoa seja negativado pela falta de pagamento.
Finanças
Como opção, o consumidor também pode tentar parcelar o cartão de crédito, afinal, o parcelamento possui taxa de juros fixa e inferior ao do crédito rotativo.
Finanças
Vale lembrar que no caso do parcelamento do cartão, o saldo ficará bloqueado, sendo liberado gradativamente, mediante o pagamento das parcelas.
Finanças
Por fim, os bancos normalmente oferecem a possibilidade de antecipar as parcelas a fim de quitá-las de uma vez, o que reduzirá a taxa de juros e acaba sendo uma boa opção para controlar os gastos.
Finanças