Imagens por Freepik
Doenças que dão direito a aposentadoria do INSS
O INSS oferece vários benefícios aos segurados que estão em dia com a sua contribuição. Muitos deles, porém, ainda possuem dúvidas de quais são os seus direitos em casos de doença.
Para ter direito a aposentadoria por invalidez, é necessário passar por uma perícia médica pelo INSS, é preciso comprovar que a doença o impossibilita de exercer suas atividades no laborais sem chance de reabilitação em outras atividades.
Este benefício é pago no período em que durar a incapacidade, por isso ele é avaliado pela perícia médica do INSS a cada 2 anos. O segurado que deseja solicitar o benefício precisa cumprir algumas regras:
– Carência de 12 (doze) contribuições mensais; – Estar totalmente incapaz para o trabalhador sem possibilidade de reabilitação; – Comprovar a doença; – Comprovar o início da incapacidade.
Regras para obter o benefício
Embora não exista uma lista definitiva de doenças que podem dar direito à aposentadoria por invalidez, a legislação estabelece um rol de doenças que dispensam o tempo de carência para conseguir o benefício.
Caso o segurado seja acometido por alguma dessas doenças, não será preciso contribuir por pelo menos 12 meses ao INSS para garantir a aposentadoria por invalidez. Essas doenças isentam de carência por serem consideradas extremamente graves, confira:
– Tuberculose Ativa; – Nefropatias Grave; – Hanseníase ; – Alienação Mental; – Esclerose Múltipla; – Hepatopatia Grave; – Neoplasia Maligna; – Cegueira; – Paralisia Irreversível e Incapacitante;
Doenças
– Cardiopatia Grave; – Doença de Parkinson; – Espondiloartrose Anquilosante; – Doença de Paget; – Síndrome de Deficiência Imunológica Adquirida (AIDS); – Contaminação por Radiação.
Doenças
Se sua doença não está nessa lista isso não quer dizer você não poderá entrar com o pedido de auxílio-doença ou aposentadoria, é possível sim, ter direito a estes benefícios, o que atestará sua incapacidade é a perícia médica.