Imagens por Freepik

Doenças que dão direito a aposentadoria do INSS

O INSS oferece vários benefícios aos segurados que estão em dia com a sua contribuição. Muitos deles, porém, ainda possuem dúvidas de quais são os seus direitos em casos de doença.

Sublinhado rabiscado branco

Para ter direito a aposentadoria por invalidez, é necessário passar por uma perícia médica pelo INSS,  é preciso comprovar que a doença o impossibilita de exercer suas atividades no laborais sem chance de reabilitação em outras atividades.

Sublinhado rabiscado branco

Este benefício é pago no período em que durar a incapacidade, por isso ele é avaliado pela perícia médica do INSS a cada 2 anos. O segurado que deseja solicitar o benefício precisa cumprir algumas regras:

Sublinhado rabiscado branco

Carência de 12 (doze) contribuições mensais; Estar totalmente incapaz para o trabalhador sem possibilidade de reabilitação; Comprovar a doença; Comprovar o início da incapacidade.

Sublinhado rabiscado 2

Regras para obter o benefício

Quando não é obrigatória a carência?

Embora não exista uma lista definitiva de doenças que podem dar direito à aposentadoria por invalidez, a legislação estabelece um rol de doenças que dispensam o tempo de carência para conseguir o benefício.

Sublinhado rabiscado branco

Caso o segurado seja acometido por alguma dessas doenças, não será preciso contribuir por pelo menos 12 meses ao INSS para garantir a aposentadoria por invalidez. Essas doenças isentam de carência por serem consideradas extremamente graves, confira:

Sublinhado rabiscado branco

Tuberculose Ativa; Nefropatias Grave; Hanseníase ; Alienação Mental; Esclerose Múltipla; Hepatopatia Grave; Neoplasia Maligna; Cegueira; Paralisia Irreversível e Incapacitante;

Doenças

Cardiopatia Grave; Doença de Parkinson; Espondiloartrose Anquilosante; Doença de Paget; Síndrome de Deficiência Imunológica Adquirida (AIDS); Contaminação por Radiação.

Doenças

Se sua doença não está nessa lista isso não quer dizer você não poderá entrar com o pedido de auxílio-doença ou aposentadoria, é possível sim, ter direito a estes benefícios, o que atestará sua incapacidade é a perícia médica.

Sublinhado rabiscado branco