O Governo liberou uma nova função que permite aos motoristas realizarem a operação de transferência de compra e venda de veículos por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
Transferência
Imagens por Freepik
Com a transferência digital por meio do aplicativo os motoristas não precisaram mais reconhecer firma do documento de venda em cartório. Isso porque a transferência será validada pela conta do usuário na plataforma gov.br do governo federal.
Transferência
A novidade está sendo aderida gradualmente pelos estados brasileiros. Atualmente temos nove estados que já aderiram à novidade, Veja em quais Estados já é possível realizar a transferência digital:
Transferência
– Acre; – Ceará; – Mato Grosso do Sul; – Paraná; – Pernambuco; – Rio de Janeiro; – Rio Grande do Norte; – Rio Grande do Sul; – Roraima.
Transferência
É importante lembrar que a transferência digital pode ser feita para veículos que tiveram o documento emitido a partir do dia 1º de janeiro de 2021.
Transferência
Para realizar a transferência digital é necessário que ao invés do Documento Único de Transferência (DUT) sendo o famoso verdinho, o documento esteja na versão digital chamada ATPV ou ATPV-e. Confira o passo a passo de como realizar a transferência digital.
Transferência
– Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu celular. – Faça o login com sua conta gov.br – Em seguida, o vendedor preenche a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), informando o CPF do comprador
Transferência
– O adquirente recebe uma notificação. As assinaturas de ambas as partes é feita digitalmente pelo aplicativo; – Para concluir o processo, o novo proprietário deve levar o veículo para ser vistoriado em um CRVA do Detran. Finalizado a comunicação de venda ocorre de forma automática.
Transferência
Caso você não tenha conta, basta clicar em “Continuar”, o site ou aplicativo vai te mostrar o passo a passo para criar uma.
Transferência