O segurado do INSS que precisa comprovar o salário mediante ao pedido ou revisão da aposentadoria, precisa reunir documentos para ter êxito, e conseguir aumentar o valor do benefício.
Comumente o CNIS, pode conter informações desatualizadas, constando valores menores do que aqueles que são de direito do segurado. Isto porque, muitas vezes um ou mais empregadores deixam repassar os devidos valores referentes às contribuições do INSS.
Em razão disso, o trabalhador pode contar com uma determinada documentação, ao pedir a aposentadoria, ou para atualizar as informações em questão no CNIS. Dessa forma, o segurado consegue aumentar o valor do benefício.
Aqueles que já estão aposentados, podem solicitar uma revisão diretamente ao INSS, ou entrar com uma ação na justiça exigindo a correção, e claro, são necessários documentos que comprovam a situação.
Documentos recomendados por especialistas ao exigir a devida correção de valores
Agora é importante você ter consigo os documentos certos na hora de realizar a revisão, conheça os mais comuns indicados por especialistas:
Carteira de Trabalho Física ou Digital
se atualizada devidamente, nela constará todos os salários e mudanças de valores, além de estar assinada pelo empregador.
Holerite / Contracheque
nele constará tudo que está sendo pago ou descontado (Contribuições, abonos e impostos são encontrados no documento);
Extrato do FGTS
no conta do fundo é depositado pelo empregador uma porcentagem do salário bruto do funcionário, (de direito a todos os trabalhadores formais);
RAIS
na Relação anual de Informações Sociais, comprova-se tempo de contribuição para a aposentadoria;
Ficha de finanças da empresa
em vista que na ficha constam os gastos com o salário de empregados, está também pode ser uma boa alternativa de documento;
CAGED
assim como Rais, este documento também é uma fonte para comprovação do tempo de serviço.