Seta curva

Mitos e Verdades sobre aposentadoria por idade

Sublinhado rabiscado 2

Mesmo sendo o tipo de aposentadoria mais comum no Brasil, a aposentadoria por idade gera muitas dúvidas, por isso separamos aqui 6 mitos e verdades sobre a aposentadoria por idade.

Imagens por Freepik

Seta curva

Os requisitos da aposentadoria por idade mudaram com a Reforma?

Sublinhado rabiscado 2

Verdade! Um dos principais benefícios concedidos pelo INSS e também um dos mais afetados pela Reforma, no caso a idade aumentou para a mulher e o tempo de carência aumento para o homem, veja:

Antes da reforma:

Requisitos para o homem: 65 anos de idade. 180 meses de carência. Requisitos para a mulher: 60 anos de idade. 180 meses de carência.

Após a reforma:

Seta curva

Aposentadoria por idade só pode ser solicitada em agências do INSS?

Sublinhado rabiscado 2

Mito! O pedido da aposentadoria por idade pode ser feito no site do Meu INSS, nos aplicativos para Android e iOS ou, ainda, você pode agendar pelo telefone 135.

Seta curva

A aposentadoria por idade paga somente um salário mínimo?

Sublinhado rabiscado 2

Mito! Na aposentadoria por idade, também existem diferenças no valor do benefício antes e após a reforma da Previdência.

Calculo antes da Reforma:

Calculava o salário de benefício, fazendo a média dos 80% maiores salários que você teve; Depois, aplicava 70% + 1% a cada ano trabalhado, até o limite de 100%.

Após a Reforma:

Após a reforma da Previdência, é feita a média de todos os seus salários desde julho de 1994 ou a partir do momento em que você começou a pagar o INSS. Será calculada da seguinte forma: 60% + 2% por cada ano que ultrapassar 20 anos de contribuição para os homens e 15 anos para as mulheres.