Mesmo sendo o tipo de aposentadoria mais comum no Brasil, a aposentadoria por idade gera muitas dúvidas, por isso separamos aqui 6 mitos e verdades sobre a aposentadoria por idade.
Imagens por Freepik
Os requisitos da aposentadoria por idade mudaram com a Reforma?
Verdade! Um dos principais benefícios concedidos pelo INSS e também um dos mais afetados pela Reforma, no caso a idade aumentou para a mulher e o tempo de carência aumento para o homem, veja:
Antes da reforma:
Requisitos para o homem: – 65 anos de idade. – 180 meses de carência. Requisitos para a mulher: – 60 anos de idade. – 180 meses de carência.
Após a reforma:
Requisitos para o homem: – 65 anos de idade. – 180 meses de carência. Requisitos para a mulher: – 60 anos de idade. – 180 meses de carência.
Aposentadoria por idade só pode ser solicitada em agências do INSS?
Mito! O pedido da aposentadoria por idade pode ser feito no site do Meu INSS, nos aplicativos para Android e iOS ou, ainda, você pode agendar pelo telefone 135.
A aposentadoria por idade paga somente um salário mínimo?
Mito! Na aposentadoria por idade, também existem diferenças no valor do benefício antes e após a reforma da Previdência.
Calculo antes da Reforma:
– Calculava o salário de benefício, fazendo a média dos 80% maiores salários que você teve; – Depois, aplicava 70% + 1% a cada ano trabalhado, até o limite de 100%.
Após a Reforma:
– Após a reforma da Previdência, é feita a média de todos os seus salários desde julho de 1994 ou a partir do momento em que você começou a pagar o INSS. – Será calculada da seguinte forma: 60% + 2% por cada ano que ultrapassar 20 anos de contribuição para os homens e 15 anos para as mulheres.