O que acontece se eu não justificar faltas e atrasos no trabalho?

Os motivos que levam o atraso ou a falta do empregado nas suas atividades de trabalho são das mais diversas, seja por uma emergência médica, um imprevisto, trânsito congestionado, etc.

CLT

Imagens por Freepik

Sublinhado rabiscado 2

Acontece que quando estes atrasos ou faltas não são justificadas, ocorrem de maneira habitual, o empregador pode estar sujeito a certas consequências. Isto porque, este tipo de comportamento pode ser caracterizar como desídia.

CLT

Sublinhado rabiscado 2

Conforme a legislação, caso seja comprovado os atrasos habituais ou faltas injustificadas no trabalho, o empregado pode ser punido de maneira gradual, dado que isto será considerado desídia,  o que pode levar a demissão por justa causa do funcionário.

CLT

Sublinhado rabiscado 2

Lembrando que a demissão por justa causa é proveniente de uma falta grave por parte do funcionário. Nesta modalidade de rescisão, o empregado perde quase todos os direitos trabalhistas devidos nas verbas rescisórias.

CLT

Sublinhado rabiscado 2

Atrasos constantes e faltas injustificadas geram demissão por justa causa?

Estes comportamentos serão considerados desídia, que autoriza uma demissão por justa causa. Contudo, para empresa poder dispensar o funcionário desta maneira, é preciso estar conforme a algumas regras.

CLT

Sublinhado rabiscado 2

Em resumo, a demissão por justa causa poderá ser aplicada mediante a manutenção do comportamento, negligente, de desinteresse ou desatenção do funcionário.

CLT

Sublinhado rabiscado 2

Ou seja, se após a empresa ter aplicado advertências ou suspensão, e o empregado permanecer agindo da mesma forma, configura-se falta grave, de maneira que ele poderá ser demitido por justa causa.

CLT

Sublinhado rabiscado 2

As referidas advertências devem caracterizar uma punição progressiva, de modo que elas devem ser feitas sob um mesmo ocorrido. Sendo assim, se todas as condições forem respeitadas pela empresa, o funcionário pode vir a receber a dispensa por justa causa.

CLT

Sublinhado rabiscado 2