Principais golpes contra aposentados do INSS

Os golpistas têm uma estratégia de convencimento que geralmente consegue enganar aposentados e pensionistas do INSS.

Sublinhado rabiscado branco

Imagens por Freepik

Golpe do link falso

Os bandidos enviam uma mensagem via WhatsApp, SMS ou e-mail, solicitando os dados do aposentado ou pensionista para serem atualizados. Neste momento, é enviado um link que pode conter um vírus que roubará os seus dados bancários ou informações pessoais.

Sublinhado rabiscado branco

Como prevenir: lembrando que as instituições financeiras não enviam links por mensagem. Por isso, não clique. Entre em contato com seu banco para se informar melhor.

Sublinhado rabiscado branco

Falsa antecipação de empréstimo

A antecipação de um falso empréstimo com condições muito simples, para ser possível liberar o dinheiro de forma rápida. O golpista solicita que a pessoa efetue um depósito antecipado de um determinado valor para garantir a proposta.

Sublinhado rabiscado branco

Não cai nessa conversa! As instituições bancárias são proibidas, por lei, de solicitar depósito antecipado para concessão de crédito. O Banco Central possui um serviço é possível saber como funciona a liberação de empréstimos de cada instituição financeira.

Sublinhado rabiscado branco

Golpe do boleto

A mente criminosa encontra saída para tudo, principalmente para praticar golpes. Eles criaram um falso boleto enviado por e-mail ao aposentado. Quando a vítima digita o código de barras para realizar o pagamento, o dinheiro é direcionado para a conta do golpista.

Sublinhado rabiscado branco

Fique atento: todo boleto que você pagar, deve ser conferido, verificando com atenção se os dados que aparecem na tela de pagamento são os mesmos que constam no documento (nome do banco, data de vencimento, valor, nome do beneficiado e demais informações).

Sublinhado rabiscado branco

Canais oficiais do INSS

Se você tiver dúvidas sobre qualquer coisa relacionada ao seu benefício ou golpes que você sofreu, acesse o site ou aplicativo “Meu INSS” (disponível para Android e iOS). Também é possível ligar para a central de atendimento, telefone 135.

Sublinhado rabiscado branco