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Prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória?

O INSS publicou no início do ano a portaria 1.408 que estabelece novas regras para realização da prova de vida. Conforme estabelecido os segurados do INSS não precisam mais sair de casa para comprovar que continuam vivos e possuem direito ao benefício.

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Isso porque o Instituto agora utiliza as bases de dados públicos e atos como votação nas eleições e vacinação para identificar que o segurado ainda está vivo. As mudanças estão sendo implementadas gradualmente e devem terminar até o dia 31 de dezembro deste ano

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Como a prova de vida será feita?

Conforme estabelecido pela portaria 1.408 a realização da prova de vida será considerada válida quando:

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O segurado acessar o aplicativo Meu INSS com selo ouro ou outro aplicativos dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso no Brasil e exterior; Quando o segurado realizar empréstimo consignado realizado com reconhecimento biométrico;

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Durantes o atendimento presencial nas agências do INSS, ou por reconhecimento biométrico em entidades e instituições parceiras; Através de perícia médica por telemedicina ou presencial, assim como no SUS ou rede conveniada; No processo de vacinação;

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Durante cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito e segurança pública;

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Quando o segurado realizar votação nas eleições;

No processo de renovação e emissão de documentos oficiais como RG, CNH passaporte, etc;

No processo de atualização do CadÚnico do governo; Pelo recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; Através da declaração do Imposto de Renda, titular ou considerado como dependente.

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Os segurados que quiserem continuar realizando o procedimento de realização da prova de vida nos bancos, poderão fazer o processo normalmente. Isso porque nenhuma instituição financeira pode se recusar a realizar a prova de vida do segurado.

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Cuidado com golpes

É importante lembrar que o INSS não envia mensagens pelo WhatsApp, e-mails, ou telefone para solicitar a realização da prova de vida. Dessa forma, mesmo que a pessoa que entre em contato tenha seus dados, não confirme e não aceite nada.

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Em caso de dúvidas, desligue o telefone, ou ignore o contato pelo WhatsApp e e-mail e entre em contato com o INSS pela central telefônica única e oficial número 135, ou ainda na plataforma Meu INSS.

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