Imagens por Freepik

Quanto tempo após o divórcio posso me casar novamente?

Após realizar o procedimento de divórcio, algumas pessoas podem se perguntar quanto tempo é preciso esperar para poder se casar novamente no civil.

Sublinhado rabiscado branco

De antemão precisamos esclarecer que o divórcio extingue o casamento, dessa forma, para se casar novamente, o primeiro passo é se divorciar.

Sublinhado rabiscado branco

Outro ponto importante é esclarecer que no processo de divórcio existem três tipos diferentes, eles o divórcio extrajudicial, consensual e litigioso, onde para cada um existe um prazo diferente.

Sublinhado rabiscado branco

No caso do divórcio judicial a média de prazo é de uma semana, do consensual a média é de seis meses, já o litigioso possui prazo médio de dois anos.

Sublinhado rabiscado branco

Quanto tempo preciso esperar para me casar novamente?

Tudo dependerá do prazo do processo de divórcio, que em alguns casos pode ser que demore, logo, nesse meio tempo é possível que uma pessoa comece a se relacionar com outra e isto não é um problema.

Sublinhado rabiscado branco

Além disso, enquanto a pessoa aguarda pelo processo de divórcio é possível ainda constituir a União Estável. Dessa forma, precisamos esclarecer que não é preciso esperar prazo algum para se casar no civil após o divórcio.

Sublinhado rabiscado branco

Ou seja, a partir do momento em que o juiz sentencia ou tabelião lavrar a escritura, a pessoa se torna divorciada e já pode formalizar a nova união.

Sublinhado rabiscado branco

Essa dúvida existe, pois, no ano de 2020 a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do divórcio extinguiu a necessidade de se aguardar prazo para a decretação do divórcio.

Sublinhado rabiscado branco

Isso porque antigamente os casais precisavam optar entre dois caminhos que exigiam o cumprimento de prazos legais para se divorciar.

Sublinhado rabiscado branco

No primeiro caminho, era necessário entrar com pedido de separação judicial e após um ano separado judicialmente podia-se ingressar com o pedido de divórcio, ou ainda, aguardar dois anos para formalizar o pedido de divórcio.