WhatsApp Pay: Saiba como utilizar o aplicativo para realizar pagamentos

O app de mensagens WhatsApp, se tornou uma das principais formas de comunicação, e até ganhou uma versão para empresas, o WhatsApp Business.

O WhatsApp Pay é uma funcionalidade que está disponível no aplicativo desde maio de 2021. Este recurso é cada vez mais popular entre seus usuários. 

No Brasil, o WhatsApp Pay está vinculado a diversas instituições bancárias. Trata-se de uma ferramenta similar ao Pix, que proporciona facilidade e agilidade em transações financeiras.

Nesse texto você vai conhecer as principais aplicações e vantagens de utilizar o WhatsApp Pay. Além disso, veja as diferenças desse sistema com relação ao formato de PIX, que é mais comum no Brasil.

No Brasil, O app de mensagens WhatsApp, se tornou uma das principais formas de comunicação, e até ganhou uma versão para empresas, o WhatsApp Business.

Como funciona o WhatsApp Pay 

O WhatsApp Pay é uma funcionalidade disponível para todos os usuários que possuem o sistema instalado em seu smartphone. A partir do ícone posicionado junto aos demais em cada caixa de conversa, é possível oferecer serviços para compras, vendas e transações econômicas diversas. 

Essa modalidade está disponível para os usuários do sistema no Brasil e na Índia, sem qualquer pagamento de taxa adicional. Eventuais taxas podem ser aplicadas pelos bancos, de acordo com as diretrizes de cada instituição financeira. 

Quem pode utilizar o WhatsApp Pay

Veja a seguir os principais critérios para utilizar o WhatsApp Pay: 

  • Ter mais de 18 anos; 
  • Ser usuário de um banco que tenha a função débito e que seja emitido pelos bancos credenciados. 

Como utilizar o WhatsApp Pay 

Para utilizar o WhatsApp Pay pela primeira vez, você deve realizar o cadastro no aplicativo. Depois é preciso configurar o sistema para que seja apto a realizar movimentações financeiras em tempo real. Para isso, siga esses passos: 

  1. Abra uma conversa no WhatsApp ou ingresse nas configurações. Agora, clique na opção “Pagamento”;
  2. Coloque o valor que pretende transferir e confirme essa opção;
  3. Nesse momento, o aplicativo vai redirecionar para a página do Facebook Pay que contém os termos de uso da funcionalidade. Para prosseguir com o serviço, confirme essa alternativa; 
  4. Nesse momento, será solicitado ao usuário que crie um PIN; 
  5. Posteriormente, preencha suas informações pessoais (nome completo e número de CPF);
  6. Agora, na etapa final, coloque o seu cartão. Tenha em mente as diretrizes e os tipos de pagamento e bancos aceitos. Com os dados verificados, confirme o processo;
  7. Pronto! O WhatsApp Pay está disponível para o usuário realizar transações bancárias. Quando for efetuar movimentações, clique no ícone do “$” em uma caixa de conversa no WhatsApp e informe o recurso que será enviado ou recebido. Não esqueça de colocar o PIN estabelecido no momento em que configurou o sistema para que a operação seja confirmada.

Lembre-se que você pode consultar o status de cada movimento na caixa de conversa.  Ela também está no histórico de movimentações financeiras do aplicativo.

Para constatar que um pagamento foi realizado de forma bem-sucedida, o status aparece como “Efetuado”. Caso as transações não tenham sido concluídas, outras informações de status também podem aparecer como “Expirado”, “Não efetuado”, “Pendente”, “Processando” e “Solicitado”. 

Limites de transações

Existem limites de transações financeiras pelo WhatsApp que podem ser delimitados pelo próprio banco.  

Por parte do WhatsApp, é possível realizar a transferência de até R$1.000 por operação. Além disso, até 20 pagamentos podem ser obtidos por dia e um valor de até R$5.000 enviado ou recebido por mês.

Modalidade ainda é pouco utilizada no país

O Brasil é um dos países nos quais o WhatsApp é mais utilizado no mundo. Mesmo assim, as transações financeiras por meio do aplicativo ainda não caíram no gosto popular por aqui. Segundo uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cerca de 80% dos usuários da rede social preferem utilizar o Pix em detrimento do WhatsApp Pay. 

Atualmente, o número de pessoas que usam o Pix no Brasil corresponde a cerca de 400 milhões de pessoas. Isso representa aproximadamente 80% das pessoas que realizam transações bancárias por meios digitais no Brasil. 

Dentre aqueles que possuem o WhatsApp Pay, cerca de 20% são homens e 14% são mulheres.  Outro dado importante é que os jovens utilizam mais essa ferramenta. As pessoas entre 16 e 29 anos que usam mais o WhatsApp Pay é de 23%. Já adultos de 30 a 40 anos correspondem a 13% do público. 

Um dos principais motivos para a não utilização do WhatsApp Pay é a desconfiança com relação à segurança do sistema. O dado corresponde a 30% dos usuários. Por fim, 17% dos entrevistados não utilizam porque desconhecem a possibilidade de realizar transações pelo aplicativo. 

Comentários estão fechados.