Previdência Social Documentos
Documentos que devem ser apresentados na comprovação da atividade especial
Documentos que devem ser apresentados na comprovação da atividade especial
03/01/2022 02h00 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Flavia Correa

A aposentadoria em suas diversas modalidades é um benefício garantido pelo INSS. Quando o assunto é aposentadoria especial, estamos falando do benefício assegurado aos profissionais que exerceram suas atividades laborais expostos a agentes insalubres (prejudiciais à saúde) ou em condições perigosas. Para ter acesso a essa aposentadoria, o segurado precisa apresentar uma certa documentação.

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Continue conosco para saber mais detalhes do assunto.

Como o segurado pode conseguir a Aposentadoria Especial?

Existem duas maneiras de comprovar que a profissão tem direito a Aposentadoria Especial, são elas:

Como podemos definir o PPP?

O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento que deve ser apresentado pelo contribuinte para comprovar que exerce suas funções de trabalho exposto a agentes insalubres ou a situações perigosas.

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O PPP  contém todas a informações referentes ao trabalhador (atividade que exerce, agente nocivo ao qual sofre exposição, intensidade do agente, exames médicos e dados referentes à empresa onde trabalha)

O PPP é preenchido conforme o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.

Quem é o responsável por emitir o PPP?

As empresas e instituições que contratam trabalhadores para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais têm a obrigação de emitir o PPP, assim como todas as empresas que executam atividades onde os seus funcionários fiquem exposto a agentes nocivos ou a condições perigosas.

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O empregador que não emitir o PPP estará sujeito à multa.

Importante: Para evitar dores de cabeça no pedido da Aposentadoria Especial junto ao INSS, é aconselhável que o colaborador exija o PPP antes de sair de fato da empresa.

O que é Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho?

O LTCAT é um documento comprobatório, onde são apresentadas as condições de trabalho e a exposição a agentes insalubres. 

O trabalhador só terá acesso à aposentadoria especial se comprovar essas duas situações.

O LTCAT é emitido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho.

Acompanhe a seguir, quais são as informações apresentadas no documento:

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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