Previdência Social Variante
Variante Ômicron coloca em risco a realização do carnaval 2022
Variante Ômicron coloca em risco a realização do carnaval 2022
04/01/2022 10h26 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Luzia Rodrigues

O aumento dos casos de Covid-19 durante as festas de fim de ano está fazendo com que os prefeitos das principais cidades do Brasil cancelem o Carnaval 2022. A variante Ômicron chegou a atingir quase 70% dos casos positivos no dia 25 de dezembro, sendo encontrada em oito estados. 

Continua após a publicidade

Devido a esse fato, grandes cidades brasileiras decidiram cancelar a realização desta grande festa popular. Capitais como Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza já se manifestaram e optaram por não realizar o carnaval.

Artistas e blocos também estão cancelando suas programações para fevereiro. Em São Paulo, 64 atrações de rua foram anuladas, entre elas estão os das cantoras Daniela Mercury (Pipoca da Rainha) e Gloria Groove (Bloco das Gloriosas), a produtora de funk Kondzilla (Bloco do Kondzilla) e o ator e cantor Tiago Abravanel (Bloco do Abrava), de acordo com a prefeitura da capital.

Como ficará o carnaval nas capitais

Rio de Janeiro

O maior carnaval do Brasil corre o risco de não ocorrer. Contudo, o Prefeito Eduardo Paes Paes ainda vai se reunir com os patrocinadores e associações de blocos essa semana, mas só deve divulgar a posição final da prefeitura no início da semana que vem.

Continua após a publicidade

Quanto aos desfiles das escolas de samba, os ensaios técnicos chegaram a ser cancelados na Marquês de Sapucaí como medida de precaução. Será preciso aguardar uma resposta final da Prefeitura, pois ainda há indefinição.

São Paulo

Ainda está indefinida a realização de desfiles e blocos de rua na capital, a prefeitura de São Paulo informou que a realização do Carnaval de 2022 dependerá do cenário epidemiológico da cidade em fevereiro. Segundo o órgão, as avaliações realizadas junto à Secretaria de Saúde em relação aos casos da doença e à capacidade de assistência hospitalar devem ser concluídas na primeira quinzena de janeiro. Por enquanto, os desfiles de rua foram mantidos, fora os artistas que já se pronunciaram e optaram por não se apresentar.

Belo Horizonte

Em nota, a prefeitura de Belo Horizonte informou que não irá patrocinar o Carnaval da cidade e nem realizar cadastro de blocos e investimento em infraestrutura. De acordo com a Secretaria de Comunicação do município, a decisão foi pautada pela orientação dos integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Continua após a publicidade

Salvador

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), oficializou no dia 23 de dezembro o cancelamento do Carnaval em municípios baianos em 2022. Em uma rede social, Costa disse que a decisão se deve aos cerca de “2,4 milhões de baianos com a vacina contra a Covid em atraso”, e à epidemia de gripe que tem sobrecarregado o sistema de saúde.

Fortaleza

Desde o dia 30 de novembro o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou a suspensão dos editais do ciclo carnavalesco do município e a destinação de R$ 14 milhões que seriam investidos no evento para as secretarias responsáveis pela segurança alimentar, saúde e cultura local. A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou no último dia 15 de dezembro o Orçamento para 2022 com as alterações anunciadas pelo chefe do executivo municipal. A decisão na capital cearense foi tomada após o cancelamento do réveillon, influenciada pela alta de casos da Covid.