Previdência Social IPVA,
IPVA, DPVAT e a nova CNH: fique atento às mudanças em 2022
IPVA, DPVAT e a nova CNH: fique atento às mudanças em 2022
04/01/2022 23h02 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt

Mudanças vão acontecer em 2022 com o IPVA, DPVAT e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Os motoristas devem ficar atentos para não serem surpreendidos no futuro.

Continua após a publicidade

IPVA

Em janeiro vai acontecer um aumento no valor do IPVA. Esse aumento será no valor venal dos veículos, que sofreu uma grande valorização no ano passado. No entanto, a alíquota cobrada pelos estados, permanecerá a mesma.

Em 2021, os veículos usados ficaram 31,8% mais caros no ano, e os novos tiveram uma alta de 19,3%, de acordo com a Fipe (Fundação de Pesquisas Econômicas.

Em São Paulo, por exemplo, o aumento médio no tributo será de 30% e no Distrito Federal,  em média, ficará 10% mais alto.

Continua após a publicidade

Por isso, você deverá conferir no estado onde mora, quais as condições que serão oferecidas para pagamentos à vista ou os prazos de parcelamento.

Isenção no seguro DPVAT

Uma boa notícia para o motorista, ele estará isento de pagar o seguro obrigatório, conhecido como DPVAT, essa isenção também aconteceu no ano passado. Em 17 de dezembro de 2021, o CNSP (Conselho Nacional dos Seguros Privados), vinculado ao Ministério da Economia, aprovou a isenção, desta forma, os condutores estão livres dessa obrigação em 2022. A isenção vale para todas as categorias e foi concedida devido a excedência de recursos.

De acordo com o CNSP, a isenção foi concedida porque existe um excedente de recursos no FDPVAT - Fundo da Caixa Econômica Federal que administra os recursos do DPVAT, para cobrir os prejuízos com acidentes de trânsito.

Continua após a publicidade

Porém, a medida afeta o Sistema Único de Saúde (SUS), que recebia 45% da arrecadação anual do DPVAT.

Nova CNH

A partir deste ano começa a valer a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o novo modelo vai começar a ser emitido a partir de 1° de junho de 2022. A resolução n° 886 foi publicada em 13 de dezembro do ano passado.

O novo modelo tem como intenção impedir a falsificação do documento, dando mais segurança ao motorista. Para isso, a nova CNH vem com uma tinta que brilha no escuro e itens que só podem ser vistos com luz ultravioleta e com um QR Code.

Serão duas formas que o condutor poderá ter o documento, em papel ou modelo digital que poderá ser acessado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

O novo modelo só será exigido aos novos condutores ou para quem pedir a renovação da CNH a partir de junho.

Uma outra novidade, a partir deste ano, a CNH  apresentará uma tabela com todos os tipos de veículos (identificados por letras e desenhos das carrocerias) indicando quais deles o condutor está apto a conduzir. Inclusive vai identificar se o motorista usa o documento para atividades remuneradas.