Previdência Social Como
Como regularizar o CPF pela internet em 2022
Como regularizar o CPF pela internet em 2022
09/01/2022 18h00 Atualizada há 2 anos
Por: Vanessa Marques

O CPF é um dado muito importante para os cidadãos, relevante até mesmo para crianças e adolescentes. 

Continua após a publicidade

Ter seu cadastro de pessoa física irregular pode acarretar inúmeras dificuldades e para te ajudar a regularizar seu CPF elaboramos esse artigo. 

Quem pode regularizar o documento ‘online’? 

Embora seja uma opção mais prática, não é possível que qualquer pessoa regularize o seu cadastro de maneira digital, isso porque, apenas aqueles que possuem a situação cadastral suspensa podem realizar a regularização por meio do aplicativo ou site. 

No entanto, tanto os cidadãos brasileiros, quanto os estrangeiros residentes no país que se encontram nessa situação podem se regularizar pela ‘internet’.

Continua após a publicidade

Ressalto que em  alguns sistemas no Portal e-CAC dependem de acesso por certificado digital. 

Situação cadastral do documento 

É possível que você consulte a situação do seu CPF no site da Receita Federal, pois mesmo que apenas a regularização ‘online’ esteja disponível apenas para aqueles que se encontram com ela suspensa, existem cinco status cadastrais do CPF, são eles:

Como regularizar meu CPF pela internet? 

A regularização do status do CPF pode ser feita tanto pelo site da Receita Federal quanto pelo aplicativo do órgão, da seguinte forma: 

Continua após a publicidade

Confira como regularizar o CPF pelo computador:

Para regularizar pelo app Pessoa Física:

Em casos específicos pode ser necessário comparecer em uma das unidades da Receita Federal para regularizar seu status do CPF. O contribuinte será informado, caso precise, durante o procedimento acima. O prazo de comparecimento é de 90 dias.