Previdência Social Esclareça
Esclareça 5 dúvidas sobre cartões de credito
Esclareça 5 dúvidas sobre cartões de credito
10/01/2022 09h20 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

O cartão de crédito é um grande aliado e cada dia mais indispensável em nossas vidas, é prático, rápido e eficiente quando precisamos fazer compras inesperadas. 

Continua após a publicidade

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações com cartão de crédito cresceram 42% no terceiro trimestre de 2021 e movimentaram R$ 420 bilhões. 

Porém para que o uso desse facilitador não se torne um pesadelo é preciso ficar atento a alguns detalhes, e não ter dúvidas.

Por isso, preparamos esse artigo para esclarecer algumas dúvidas sobre cartões de crédito. Confira!  

Continua após a publicidade

1- O que é melhor data de compra?

A melhor data para compra costuma sempre ser por volta de 10 dias antes do vencimento. Isso significa que se você fizer suas compras na data sugerida você terá um prazo maior para realizar o pagamento. Caso você não saiba ao certo qual é essa data, a dica é fique atento pois a maioria dos bancos avisam quando essa data está chegando através de SMS ou E-mail, ou você pode consultar através do app do cartão.

2- Quais tarifas podem ser cobradas pelos cartões?

3- Recebi um cartão que não solicitei, o que devo fazer?

Caso isso tenha acontecido com você, você deve inutilizar o cartão e entrar em contato com a administradora para saber o que de fato aconteceu para que esse cartão fosse gerado em seu nome. .

Caso mesmo sem o uso sejam emitidas faturas de cobrança como anuidade, cartão adicional etc, você poderá registrar reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Continua após a publicidade

4- O que fazer se não reconheço uma compra feita no meu cartão?

Se você observou que existe uma compra que não foi feita por você na fatura do seu cartão, você deve entrar em contato imediatamente com a administradora do cartão e registrar reclamação impugnando os lançamentos.

Agora se você notou que a compra foi registrada em duplicidade, você deve falar com a loja para que a mesma faça o devido estorno junto à administradora do cartão.

Em ambos os casos a administradora deve realizar o estorno, caso isso não seja feito você deverá formalizar reclamação em um órgão de defesa do consumidor, no Juizado Especial Cível ou na Justiça Comum.

5- Quais informações devem conter na fatura do cartão de credito?