Previdência Social INSS:
INSS: aumento de casos de Covid-19 causa suspensão das perícias do pente-fino
INSS: aumento de casos de Covid-19 causa suspensão das perícias do pente-fino
14/01/2022 11h55 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Flavia Correa

Na última quinta-feira (13) foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que suspende as perícias médicas relacionadas ao Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade. O objetivo é evitar um aumento expressivo nos casos de Covid-19, pois nas últimas semanas o número de casos voltou a subir em decorrência da variante ômicron.

Continua após a publicidade

O que é operação pente-fino?

Anualmente o INSS realiza uma operação chamada de pente-fino. Ela tem a finalidade de analisar se os benefícios da Previdência Social são garantidos apenas a quem realmente cumpre os requisitos determinados pela autarquia. O foco principal da operação é o auxílio- doença.

A operação pente-fino possibilita que irregularidades sejam encontradas e corrigidas na concessão e manutenção de benefícios por incapacidade e aposentadorias.

O Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade é o responsável por indicar para o INSS os benefícios concedidos de maneira incorreta. Essa falha pode ocorrer por diversas razões, como: falta de documento, ausência de algum critério exigido, documentação falsa, entre outros.

Continua após a publicidade

Existe também uma análise de todos os benefícios por incapacidade, através do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade, são eles:

O ponto principal desse programa é avaliar os benefícios por incapacidade, que permaneceram sem perícia do INSS por um tempo maior que 6 meses, que não tenham prazo de término determinado ou indicação de reabilitação profissional.

Quantas perícias médicas deixarão de ser realizadas pelo pente-fino?

O INSS ainda não informou a quantidade de perícias médicas que serão afetadas com a suspensão da operação.

Continua após a publicidade

Prova de vida do INSS

A prova de vida é um método determinado por lei que acontece todos os anos. O intuito é evitar fraudes e pagamentos incorretos. Os aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios assistenciais têm o dever de realizar esse procedimento.

A partir de janeiro de 2022, a prova de vida voltou a ser obrigatória. Ela tinha sido suspensa por causa da pandemia da Covid -19, com o objetivo de evitar a contaminação entre os beneficiários do INSS.  

Onde os beneficiários terão que fazer a prova de vida?

O procedimento deve ser realizado na agência bancária onde o cidadão recebe o benefício.

Como ficou o calendário da prova de vida?

A prova de vida neste ano será realizada no mês de aniversário do beneficiário. O INSS também liberou o calendário complementar para os beneficiários que não fizeram o procedimento desde novembro de 2020.

Confira a seguir:

Data de vencimento da prova de vidaCompetência de suspensão
Até dezembro/2020Fevereiro/2022
Janeiro a junho/2021Março/2022
Julho e agosto/2021Abril/2022
Setembro e outubro/2021Maio/2022
Novembro e dezembro/2021Junho/2022

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.