Previdência Social PIS/Pasep:
PIS/Pasep: Quem poderá fazer dois saques do abono esse ano?
PIS/Pasep: Quem poderá fazer dois saques do abono esse ano?
20/01/2022 11h08 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

Governo Federal adiou o pagamento de referência do ano de 2020 para esse ano em razão da pandemia de Covid-19, porém em 2022, a Caixa Econômica Federal liberará dois pagamentos de PIS/Pasep.

Continua após a publicidade

O abono salarial do PIS/Pasep é um pagamento extra pago aos trabalhadores do mercado formal que receberam até dois salários mínimos nos últimos 12 meses.

Requisitos para receber o abono

Então a boa noticia é que se você está dentro dos requisitos e desempenhou alguma atividade formal de carteira assinada nos anos de 2020 e 2021, você terá o direito de sacar o abono salarial PIS/PASEP em 2022.

Saque em dobro

Alguns trabalhadores terão direitos a 2 saques do abono salarial, o primeiro saque será abono salarial do PIS/Pasep, e o segundo é o saque das cotas do Fundo PIS/Pasep.

Continua após a publicidade

As cotas do Fundo PIS/Pasep podem ser resgatadas pelos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada tanto em empresas privadas como órgãos públicos, que exerceram atividade entre 1971 e outubro de 1988.

Mas atenção se até 2025 o dinheiro não for resgatado pelos trabalhadores ou herdeiros, o dinheiro será transferido para os cofres da União, por motivo de não haver saques dos valores.

Podem fazer o saque aquelas pessoas que trabalharam com carteira assinada na iniciativa privada entre 1971 e 4 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição. Os herdeiros dessas pessoas, caso tenham falecido, podem realizar a retirada também.

Continua após a publicidade

O prazo para sacar o dinheiro vai até o dia 1º de junho de 2025. Depois dessa data, o dinheiro será transferido para a União. 

Calendário do PIS:

Calendário do Pasep: