Previdência Social Quais
Quais os procedimentos para dar entrada na aposentadoria em 2022?
Quais os procedimentos para dar entrada na aposentadoria em 2022?
24/01/2022 07h00 Atualizada há 2 anos
Por: Leonardo Grandchamp

A grande maioria dos trabalhadores tem a expectativa pela chegada do momento de solicitar a aposentadoria. Poder gozar de um período para o lazer com familiares ou curtir viagens sem se preocupar com prazos ou horários é o que queremos. Com a Reforma da Previdência em 2019, muitas dúvidas surgiram.  

Continua após a publicidade

Será que é muito complicado dar entrada no pedido de aposentadoria? Primeiro é preciso saber que há vários tipos de aposentadoria, inclusive em condições diferenciadas para quem já contribuía antes da reforma, as chamadas regras de transição. 

Como identificar o tipo de aposentadoria?

O primeiro passo para identificarmos os requisitos de aposentadoria é conhecer o vínculo de trabalho do segurado: empregado, doméstico, autônomo, trabalhador rural, segurado facultativo, microempreendedor Individual (MEI), segurado especial, entre outros.

Se você sempre trabalhou com carteira assinada, isto significa que você é segurado empregado da Previdência. É preciso conhecer, ainda, idade e tempo de contribuição para verificarmos se você cumpriu os requisitos para a aposentadoria antes da reforma, se alguma regra de transição se encaixa no seu caso ou se deve cumprir integralmente as novas regras.

Continua após a publicidade

No caso do segurado empregado (trabalhador urbano), as regras antes da Reforma consistiam em:

Atualmente, de acordo com o artigo 201 da Constituição Federal, as regras são:

Todo segurado poderá simular a aposentadori  através do canal Meu INSS na internet ou em aplicativo de celular. A plataforma permite calcular o tempo restante de contribuição para a aposentadoria, assim como emitir declarações e outras informações essenciais.

Continua após a publicidade

Como dar entrada e quais documentos necessários?

Reunir toda a documentação possível é sinônimo de rapidez na resposta do INSS. Portanto, este fator é muito importante.

É necessário reunir documentos de vínculo trabalhista, documentos pessoais, extratos previdenciários sobre tempo de contribuição e quaisquer outros elementos que comprovem que o segurado cumpriu todos os requisitos e documentos para concessão do benefício, exemplo:

Na eventualidade de requerer aposentadorias específicas, como aposentadoria para pessoa com deficiência, trabalhador rural, especial, é necessário ainda coletar os documentos referentes às especificidades perseguidas como:

Em caso de dúvidas ou para mais informações é possível ligar para o número 135, consultar o site oficial do INSS ou contatar um advogado especialista na área previdenciária.

O INSS tem o prazo de 30 dias (prorrogáveis por mais 30) para decidir sobre o benefício, excluídos os prazos abertos em razão de recurso ou complementação documental a cargo do segurado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.