Previdência Social Confira
Confira 4 situações que podem sujar o seu nome na praça
Confira 4 situações que podem sujar o seu nome na praça
25/01/2022 13h16 Atualizada há 2 anos
Por: Lucas Machado

Atualmente, boa parte da população brasileira possui restrições no CPF. Isto deve-se em grande parte à crise econômica provinda da pandemia da covid-19. Neste cenário, muitas pessoas perderam sua principal fonte de renda, de modo que não conseguiram mais arcar com seus débitos. 

Continua após a publicidade

Possuir dívidas em aberto, é o principal motivo que leva o nome a ser negativado. Contudo, restrições no CPF podem surgir de diversas formas, tais como um cheque sem fundo, ações judiciais e até mesmo a falência de um negócio pode sujar o nome de uma pessoa. 

Exposto isto, confira no decorrer do artigo, tudo que você precisa saber sobre um nome negativado, inclusive como evitar esta situação e evitar futuros transtornos. 

4 situações que podem negativar o seu nome

Como previamente dito, pendências financeiras originadas do não pagamento de um serviço ou produto contratado é a principal razão pela qual um nome pode ficar sujo. Contudo, saiba que esta condição pode se desdobrar de diferentes formas, confira: 

Continua após a publicidade

Como limpar o nome na praça?

Existem uma série de atitudes que podem evitar a negativa do CPF, bem como limpar o nome, caso este seja o seu caso. Diante disso, confira algumas dicas que podem evitar tais transtornos, e te livrar das restrições de crédito. 

Este último ponto merece destaque, dado que muitos negativados nem sequer sabem que estão nessa situação, de modo que são surpreendidos mediante a contratação de serviços financeiros. Isto é um problema, pois, possuir restrições no CPF, pode ser um grande problema no momento em que você pode mais precisar. 

Como consultar o CPF?

Para saber se o seu nome está sujo, bem como obter detalhes sobre a situação há pelo menos três canais onde isto pode ser feito. O primeiro e mais conhecido é o site do Serasa, todavia, a consulta também é possível, através do SPC, Boa Vista Consumidor e até mesmo na página do Banco Central. 

Continua após a publicidade

A consulta no Serasa, além de ser simples e rápida, é gratuita. Basta informar o seu CPF e alguns outros dados pessoais,  caso você ainda não possua cadastro. A plataforma lhe informa o que está sendo cobrado, bem como as possibilidades de negociação da dívida.