Previdência Social Auxílio
Auxílio por incapacidade temporária X Laser: É preciso ter cuidado!
Auxílio por incapacidade temporária X Laser: É preciso ter cuidado!
27/01/2022 14h39 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos
Imagem por @mego-studio

O Auxílio por incapacidade temporário, antigo Auxílio doença, é destinado à pessoa vinculada à previdência social brasileira, que esteja temporariamente sem condições de trabalhar por motivo de doença, essa incapacidade pode ser permanente ou temporária, parcial ou total.

Continua após a publicidade

Porém existe uma duvida que ronda muitos beneficiários, se posso ou não ter momentos de laser? Como ir a praia ou viajar por exemplo.

E é essa duvida que iremos esclarecer em nosso artigo. Confira!

Posso ter momentos de laser recebendo o Auxílio por incapacidade temporário?

Sim! Você não precisa parar de viver por causa do Auxílio por incapacidade temporário. Isso porque sua vida civil como laser e rotina não podem ser confundidos com sua vida laboral.

Continua após a publicidade

E também de acordo com a Constituição Federal de 1988, o lazer é um direito social de todos, veja:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015)

Porém é preciso se atentar para algumas questões e situações, pois o INSS está sempre de olho. Existem servidores do INSS e procuradores federais que investigam redes sociais dos segurados durante o processo, eles tem o objetivo de identificar provas que podem fazer com que você perca à concessão do benefício.

Continua após a publicidade

Então é preciso se atentar ao postagens em redes sociais, como no exemplo a seguir:

"Pedro entrou com um processo de requerimento do Auxílio por incapacidade temporário, pois sofreu um acidente no qual lesionou o joelho. Porém Pedro resolveu participar de uma trilha de bike com os amigos, e registrou o momento e acabou postando em suas redes sociais."

Mesmo sem provas concretas de que Pedro estava realmente pedalando e não só em um momento de confraternização, o INSS pode querer apurar eventual irregularidade na concessão do benefício.

Então a dica é: Melhor prevenir do que remediar. Tenha cuidado com a exposição na internet para não sofrer injustiças.