Previdência Social Como
Como mudar a sua profissão se tiver mais de 30 anos
Como mudar a sua profissão se tiver mais de 30 anos
03/02/2022 12h20 Atualizada há 2 anos
Por: Leonardo Grandchamp
Jovem mulher

Aos 30 anos, muitas pessoas mudam de interesse, reconsideram as suas preferências e avaliam as suas conquistas. Muitas vezes uma completa repenção da vida. Portanto, em primeiro lugar, uma pessoa tenta mudar a sua profissão para aprender algo novo e tornar-se financeiramente mais estável.

Continua após a publicidade

Alguém dirá que reaprender naquela idade é uma ideia irracional e estúpida. Porque é preciso avançar na carreira, começar uma família e ganhar um rendimento estável. Mas, hoje em dia mudar a profissão se pode não só em 30, mas até em 40 e 50 anos. Uma área como a programação permite fazer cursos online e obter um emprego bem pago, por exemplo, um desenvolvedor de iOS.

Além disso, muitas empresas empregam novos operadores após a emissão de um certificado ou diploma. O principal é lembrar que neste mundo tudo é possível, e se uma profissão não é adequada, então não é necessário sofrer no trabalho atual. Na área do IT, todos podem encontrar uma direção que se adapte às suas necessidades. Os bons especialistas são muito procurados, e a idade não desempenha qualquer papel. Eles recebem um bom salário, têm a oportunidade de trabalhar no estrangeiro ou de escolher AWS developer jobs.

A idade não é um obstáculo.

Vale a pena notar que a área informática não termina com a programação. Por exemplo, na plataforma EPAM Anywhere, pode encontrar vagas AWS, envolver-se em análise de dados e tornar-se um testador de software. Mas antes de escolher uma profissão adequada, é importante estudar cuidadosamente o mercado e determinar as especialidades mais populares. No entanto, a sua relevância aumenta e diminui, pelo que a escolha deve basear-se em interesses e preferências pessoais.

Continua após a publicidade

Aqui estão 5 razões pelas quais as pessoas a partir dos 30 anos começam a aprender programação:

  1. Formação acessível. Não tens de ser super esperto para aprender programação. Muitos cursos irão ajudar a habituar-se rapidamente à área do IT, para escolher uma profissão adequada e começar a treinar num ambiente confortável. Além disso, na Internet pode encontrar uma enorme quantidade de material educativo de alta qualidade e completamente gratuito.
  2. Processo criativo. Escrever código, criar aplicações e websites é criatividade real. Este tipo de atividade realmente permite dar vida a ideias interessantes e não executar as mesmas tarefas dia a dia.
  3. Horário flexível e autonomia. Aos 30 anos, uma pessoa normalmente não quer mais trabalhar para outra pessoa. Neste caso, a área de IT com vagas online dá oportunidade de trabalhar em casa, cooperando apenas com clientes interessantes. Pode dizer-se que é um trabalho para si próprio.
  4. Alto salário. Não é segredo que os especialistas em TI têm um salário elevado, e para uma pessoa de 30 anos este é um fator muito importante, porque muitos nesta idade já têm famílias e filhos.
  5. Habilidades necessárias. Qualquer especialidade é de um forma ou de outra  bastante desejada na indústria de IT. As empresas estão sempre à procura de novos especialistas para expandir o departamento ou para realizar um grande projeto.

No final, gostaria de notar que, se houver vontade de mudar de profissão aos 30 anos e de começar a construir uma carreira na área de IT, então não há necessidade de estar em duvida. Muitas pessoas que agora dirigem departamentos inteiros começaram a sua jornada aos 50 anos. Portanto, 30 anos é a idade ideal para dominar uma nova profissão. O principal é ter uma predisposição e estar interessado.

Muitos funcionários da empresa serão mais jovens, mas não se envergonhem disso. Normalmente na equipa, todos ajudam e dão conselhos uns aos outros, e ninguém presta atenção à idade. Há muitas oportunidades nesta área, por isso não tenha medo de as utilizar. Ser mais velho do que programadores iniciantes não significa ter menos capacidades e ter menos conhecimento. Pelo contrário, a experiência de vida adquirida vai ajudar a habituar-se rapidamente e será um bom complemento ao conhecimento adquirido.

Continua após a publicidade