Previdência Social Governo
Governo libera crédito para caminhoneiros antecipar frete
Governo libera crédito para caminhoneiros antecipar frete
05/02/2022 01h16 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt

O Governo Federal vai liberar uma linha de crédito que vai permitir ao caminhoneiro receber antecipadamente o pagamento de fretes.

Continua após a publicidade

Nesta sexta-feira (4), a Caixa Econômica Federal anunciou o lançamento dessa linha de crédito que vai favorecer o caminhoneiro. Os recursos serão depositados diretamente na conta do trabalhador autônomo com uma antecedência de 120 dias. De acordo com o banco, a taxa de juros dessa linha de crédito ficará em 1,99% ao mês.

O caminhoneiro quando contratar o Caixa Transportes, terá o pagamento de frete de foma mais rápida. Por causa dos descontos para cobrir os juros cobrados pelo banco, o valor que será repassado ao caminhoneiro será menor.

Sendo assim o caminhoneiro receberá o dinheiro à vista por meio de crédito em conta na Caixa, ou pelo aplicativo Caixa Tem na conta poupança digital.

Continua após a publicidade

De acordo com o banco, poderão ser antecipados os fretes registrados nos sistemas das Secretarias Estaduais de Fazenda com base na emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que a nova linha de crédito vai beneficiar os caminhoneiros, dando mais renda, em um momento em que os combustíveis enfrentam aumentos de preços.

“Antes, os caminhoneiros, quando não tinham os recebíveis, tomavam crédito a 10%, 15% ou 20% [de juros] ao mês. Quando eles começam a tomar a partir de 1,99% [ao mês], isso é o que a gente chama na economia de efeito-renda. Quando tem essa redução, há um valor muito grande que pode ser usado para pagamento de diesel ou de reformas do caminhão”, disse Guimarães, na cerimônia de lançamento da linha de crédito.

Continua após a publicidade

Agora as empresas de transportes de cargas quando contratar o serviço de frete a prazo vai poder pedir à Caixa que antecipe seu pagamento diretamente ao transportador autônomo. Elas terão que solicitar a habilitação do limite em qualquer agência, mediante avaliação de crédito. Quando o for disponibilizado o limite, a operacionalização será realizada digitalmente pelo gerente financeiro do banco.