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Meu INSS: Saiba como fazer o debloqueio do cadastro
Meu INSS: Saiba como fazer o debloqueio do cadastro
07/02/2022 13h44 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos
Imagem por @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil

O Meu INSS é uma plataforma digital 100% online criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social com o intuito de facilitar a vida dos trabalhadores e segurados do INSS.

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Nela você pode solicitar benefícios, serviços, realizar consultas, entre varias outras funções, que ao todo, somam mais de 20 serviços.

Serviços que a plataforma oferece

Cadastro

  1. Acesse o site Meu INSS ou via aplicativo gratuito, Meu INSS (Android e iOS);
  2. Clique em “Cadastrar senha”;
  3. Clique em “Crie sua conta gov.br”;
  4. Opte por uma das formas de acesso, como CPF, por exemplo;
  5. Informe o seu CPF, nome completo, aceite e concorde com os “Termos de uso”;
  6. Marque o campo “Não sou um robô”, clique nas as imagens solicitadas, depois em “Pular” e “Avançar”.
  7. Assim como para saber o saldo do FGTS, ao fazer o cadastro, confirme alguns dados como nome da mãe, dia e ano do seu nascimento de nascimento.
  8. Opte por receber o código de ativação da conta por e-mail ou SMS (mensagem para o seu celular).
  9. Utilize o código recebido pelo celular
  10. Crie uma senha para começar a utilizar os diversos serviços do Meu INSS, além de outros serviços públicos.

Como desbloquear o cadastro do Meu INSS?

Para recuperar a senha do seu cadastro e desbloquear basta seguir esses três passos:

  1. Acessar o Meu INSS e clicar em “Entrar com gov.br”;
  2. Informar o CPF, clicar em continuar e depois em “Esqueci minha senha”;
  3. Selecionar a melhor opção de Recuperação de conta. Saiba quais são:

Validação Facial

Para recuperar sua senha com essa opção, você precisa ter Título Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação, o aplicativo gov.br instalado em seu celular e um computador disponível. 

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Validação por Bancos credenciados

Essa opção está disponíveis para os correntistas dos bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob e Santander. Basta clicar na logo do banco, fazer o login e seguir as instruções.

Validação por Internet Banking

Você pode recuperar o seu cadastro pelos bancos no Internet Banking. Para isso será necessário acessar diretamente pela conta.

Confira abaixo quais os bancos que disponibilizam esse serviço:

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Validação por e-mail

Para recuperar sua senha por e-mail acesse Gov.br e coloque o seu CPF, clique em “Esqueci minha senha”. 

Preencha o reCAPTCHA para prosseguir com a alteração. Você vai seguir para a Recuperação de Conta e escolher a opção e-mail.

Logo em seguida responda novamente o reCAPTCHA e clique em “Enviar Código”, você receberá no seu email cadastrado um código para recuperação da sua senha do Meu INSS.  Volte no Meu INSS e insira o código para confirmar a mudança e fazer a nova senha.

Validação por SMS

Essa opção está disponível quando você informa o seu número de celular atualizado ao realizar o cadastro. Em Recuperação de Conta, escolha a opção “Celular”. Responda o reCAPTCHA e clique no botão “Enviar código”.

Chegará uma mensagem em seu celular informando um código de 6 caracteres. Confira, insira o código no aplicativo e clique em “Avançar”. Você definirá sua nova senha e depois “Concluir”

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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