Previdência Social MEI:
MEI: Quais são as obrigações de um negócio sem faturamento?
MEI: Quais são as obrigações de um negócio sem faturamento?
18/02/2022 15h25 Atualizada há 2 anos
Por: Matheus Vinicius Ribeiro

Ao formalizar um MEI o contribuinte está abrindo uma empresa, e toda empresa tem diversas obrigações que devem ser cumpridas, mesmo se o negócio estiver sem faturamento. Portanto, é preciso atenção.

Continua após a publicidade

O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para ajudar empreendedores informais, se tornando MEI esses profissionais podem exercer as suas profissões de maneira formal e com garantias.

Nos próximos tópicos deste artigo vamos te apresentar quais são as obrigações de um negócio MEI sem faturamento.

Um empreendimento sem movimento tem obrigações?

Sim, o Microempreendedor Individual mesmo que esteja sem movimento ainda tem obrigações que devem ser cumpridas, caso elas sejam negligenciadas uma série de penalidades podem ser impostas ao empreendedor e ao empreendimento.

Continua após a publicidade

Um empreendimento é considerado sem movimento quando realiza poucas atividades durante o ano, quando somente algumas vezes a empresa realiza alguma transação.

O que muitos cidadãos não entendem, é que o MEI é uma empresa, e uma empresa mesmo sem movimentação tem obrigações que devem ser cumpridas pelo empreendedor, como o pagamento de tributos e o envio de declarações.

Portanto, sim, um MEI mesmo sem movimento, tem obrigações que devem ser cumpridas pelo proprietário, para evitar as punições previstas na legislação.

Continua após a publicidade

Quais são as obrigações de um MEI sem movimento?

As obrigações do MEI sem movimento são as mesmas do MEI com movimentação, ou seja, a falta de movimento não afeta em nada as obrigações que devem ser cumpridas pelo empreendedor.

Afinal, o modelo empresarial do MEI já é bastante simplificado e um MEI sem um funcionário basicamente só tem duas obrigações:

Qual o valor do pagamento mensal do MEI em 2022?

O pagamento mensal do DAS é a obrigação mais importante para o Microempreendedor Individual, e os valores deste documento foram alterados em 2022, com base no aumento do salário mínimo.

O pagamento mensal do MEI é composto por INSS + ICMS ou ISS, ou INSS + ICMS + ISS.

Confira abaixo os valores do DAS para 2022:

Mesmo que a sua empresa esteja sem movimento, pague seus impostos e envie a sua declaração anual, fique em dia com as suas obrigações e evite problemas com o fisco.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!