Previdência Social Prouni
Prouni 2022: estão abertas inscrições para 273 mil bolsas
Prouni 2022: estão abertas inscrições para 273 mil bolsas
23/02/2022 22h07 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt

O Prouni 2022 abriu inscrições nesta terça-feira (22) para a primeira edição do ano. De acordo com o Ministério da Educação, mais de 273 mil vagas serão oferecidas em todo Brasil neste primeiro semestre.

Continua após a publicidade

São bolsas integrais ou com desconto de 50% para estudantes que queiram ingressar em instituições de nível superior particulares. Fique na mudança para esse ano.

Antes, para fazer o Programa Universidade para Todos (Prouni), era necessário ter participado da edição mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Porém, para  2022, valeria apenas a nota do Enem 2021. Mas excepcionalmente, o Ministério da Educação vai permitir que o Prouni aceite também a nota do Enem 2020 e também do Enem 2021. Caso o aluno tenha feito as duas edições, irá valer a nota mais alta.

Como se inscrever?

Lembrando que para participar do Prouni não é necessário pagar nenhum tipo de taxa e pode ser feita através da internet. Fique atento às datas de inscrições: elas começaram nesta terça-feira (22) e terminam na sexta-feira (25). Como se registrar:

Continua após a publicidade

Basta entrar no site do Prouni 2022 e em seguida informar o CPF na área de login e a senha do gov.br;

logo que entrar, busque a instituição desejada ou pelo curso;

Em seguida, faça sua inscrição e aguarde o resultado.

Continua após a publicidade

Para quem não tem conta no gov.br, será necessário criar uma conta na opção "nova conta". O Prouni tem um sistema automático e só vai liberar as inscrições para quem estiver cumprindo os requisitos do programa.

Veja quem pode participar do Prouni 2022

Para participar do Prouni 2022, é necessário ter feito o Enem de 2020 ou 2021 e estar enquadrado nos seguintes requisitos:

Ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;

Ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;

Ser pessoa com deficiência;

Ser professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Bolsas de estudo

Os candidatos para obter bolsas integrais ou parciais (50%) do Prouni, precisarão comprovar:

Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Bolsa parcial: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Atenção para as datas de inscrição: 22 a 25 de fevereiro de 2022.

Resultado

O MEC vai liberar o resultado do ProUni 2022/1 no dia 2 de março. A previsão é que a segunda chamada seja divulgada no dia 21 de março.

As inscrições para a lista de espera vão acontecer nos dias 4 e 5 de abril de 2022, a divulgação da lista de espera será no dia 7 de abril de 2022.