Previdência Social Imposto
Imposto de Renda 2022: Veja prazo para entregar a declaração
Imposto de Renda 2022: Veja prazo para entregar a declaração
24/02/2022 14h23 Atualizada há 2 anos
Por: Lucas Machado

Ainda na próxima semana, deverá começar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR). O tributo é uma obrigação anual de milhares de brasileiros, todavia, ainda há uma parcela isenta da referida declaração.

Continua após a publicidade

Em breve, provavelmente, no dia 25 de março, a Receita Federal irá liberar o programa destinado ao preenchimento do IR 2022, todavia, ainda não foi divulgada uma data oficial. De todo modo, o download estará disponível para computadores e aparelhos celulares. 

Em relação ao prazo de entrega da declaração do IR, a obrigação deve começar logo após o carnaval, no dia 2 de março e irá até 30 de abril. Posto isto, esteja atento ao período definido, pois, em caso de atraso, o contribuinte estará sujeito a multas. 

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2022

Em resumo, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no último ano, deverão obrigatoriamente entregar a declaração do IRPF (Imposto Renda de Pessoas Físicas). Nesta renda, são contabilizados salários, benefícios previdenciários, aluguéis, dentre outros valores passíveis de tributação. 

Continua após a publicidade

Contudo, ainda sim, existem diversos fatores que culminam na obrigatoriedade da declaração. Nesta linha, contribuintes que se encaixarem em qualquer uma das situações listadas abaixo, deverão declarar o IR em 2022. 

Posto isto, caso você esteja enquadrado em, ao menos, uma das situações citadas, reúna a documentação necessária e declare o Imposto de Renda no prazo. Saiba mais sobre os documentos exigidos, clicando aqui

Isentos do Imposto de Renda 

Conforme a Tabela do IRPF, é determinada uma faixa de isenção para o pagamento do tributo, ou seja, quem recebe mensalmente uma renda abaixo desta faixa, está livre da cobrança do Imposto de Renda. Confira: 

Continua após a publicidade
Valor recebido por mês Alíquota
de 0,00 até 1.903,980% (isento)
de 1.903,99 até 2.826,657,50%
de 2.826,66 até 3.751,0515,00%
de 3.751,06 até 4.664,6822,50%
a partir de 4.664,6827,50%

Ademais, por lei, portadores de doenças graves também estão isentos do IR. No entanto, é necessário que estes recebam rendimentos vindos, exclusivamente, de aposentadoria, pensão, reforma ou outro benefício de natureza previdenciária. 

Lista de doenças que dão a isenção do IR

Por fim, vale lembrar que o aposentado também está isento do pagamento do tributo, entretanto, ainda sim, deve declarar caso se enquadre nas situações, previamente, listadas no artigo.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.