Previdência Social Folha
Folha de pagamento: quais são os adicionais deste documento?
Folha de pagamento: quais são os adicionais deste documento?
01/03/2022 09h00 Atualizada há 2 anos
Por: Matheus Vinicius Ribeiro

Cuidar do fechamento da folha de pagamento de uma empresa é dever do Departamento Pessoal (DP), portanto, os profissionais do DP devem conhecer todos os descontos e adicionais da folha.

Continua após a publicidade

É necessário ter conhecimento sobre os adicionais deste documento, afinal, é preciso ter bastante atenção para cuidar de um documento tão importante.

Se você trabalha no departamento pessoal de uma empresa, ou deseja conhecer os adicionais do seu pagamento, acompanhe os próximos deste artigo.

Folha de pagamento

Todo mês os Departamentos das empresas brasileiras devem realizar o fechamento deste documento, a folha de pagamento, ela se refere a remuneração dos trabalhadores de uma empresa.

Continua após a publicidade

E como sabemos, um pagamento é composto por adicionais e descontos, para realizar o fechamento da folha é preciso conhecer todos os descontos e os adicionais do pagamento dos trabalhadores.

Vamos te apresentar quais adicionais incidem sobre a folha de pagamento de um empreendimento, acompanhe o próximo tópico e se informe.

Quais são os adicionais da folha de uma empresa?

Veja abaixo quais são os adicionais que podem incidir na folha de pagamento de alguns funcionários de uma empresa:

Continua após a publicidade

O salário-família é um benefício para famílias de baixa renda que tenham filhos menores de 14 anos. 

O adicional noturno é aplicado sobre a jornada de trabalho entre 22 horas e 5 horas da manhã. Para quem trabalha nesse horário, o percentual é de 20% sobre a remuneração básica do trabalhador.

Esse acréscimo na folha de pagamento está ligado a atividades ou condições que exponham o trabalhador a agentes nocivos à sua saúde. 

Três graus são considerados para o pagamento deste adicional: 

  1. Mínimo: 10%;
  2. Médio: 20%;
  3. Máximo: 40%. 

Esse acréscimo na folha de pagamento é referente a operações ou atividades perigosas. Nesse caso, o colaborador deve receber um acréscimo na folha de pagamento de 30% sobre a remuneração.

O cálculo das horas extras deve ser realizado com base na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria em que o trabalhador está incluído.

Uma mesma empresa pode ter que realizar o pagamento das horas extras de alguns trabalhadores de maneira diferente.

Horas extras feitas aos domingos e feriados são pagas em 100%, ou seja, o colaborador é remunerado em dobro. Horas extra de sábado costumam ser pagas com 50% a mais, às cumpridas durante a semana podem ser pagas de 20% ou 30%.

A hora extra noturna (das 22 horas às 5 horas da manhã) tem o adicional na folha de pagamento de 20% maior do que a hora extra diurna. Exemplo: se a hora extra diurna possuir um adicional de 50%, a noturna será 50%+ 20%.

O cálculo de férias é feito com base no salário do colaborador, acrescido de um terço deste valor, chamado adicional de férias.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.