Previdência Social Quem
Quem está próximo de se aposentar pode ser demitido?
Quem está próximo de se aposentar pode ser demitido?
03/03/2022 17h02 Atualizada há 2 anos
Por: Lucas Machado

Após longos anos de trabalho, chega o momento de solicitar a aposentadoria e receber o merecido descanso. No entanto, muitos trabalhadores têm receio de dar entrada no pedido do benefício por medo de uma demissão. 

Continua após a publicidade

Esta situação é pertinente, até porque ninguém quer ficar sem uma fonte renda enquanto aguarda pelo recebimento da aposentadoria. Sendo assim, confira no decorrer do artigo os direitos garantidos para trabalhadores enquadrados nessa situação. 

Tempo de estabilidade na pré-aposentadoria

Em primeiro lugar, é preciso entender os conceitos que intitulam este tópico. A estabilidade na pré-aposentadoria, nada mais é que uma garantia de permanência no emprego concedida a trabalhadores que estão próximos de preencher os requisitos para se aposentar. 

Assim sendo, empregados que possuem esta garantia, não poderão ser dispensados enquanto aguardam a concessão do benefício previdenciário  

Continua após a publicidade

A estabilidade para este grupo costuma durar de 1 a 2 anos, que antecedem o preenchimento da aposentadoria, após esse período o trabalhador perde o direito à estabilidade, mesmo que ainda não tenha dado entrada no pedido do benefício. 

No entanto, há alguns detalhes que ainda precisam ser observados. Nesta linha, não há nenhuma lei trabalhista que trate do assunto, mas convenções coletivas que apresentam essa cláusula de estabilidade. 

Em razão disso, é preciso que o cidadão procure o sindicato referente a sua categoria enquanto trabalhador, no intuito de saber se ele é, de fato amparado por essa garantia. 

Continua após a publicidade

Ademais, o tempo de estabilidade pode variar conforme o caso, ainda sendo possível que haja na cláusula determinadas regras que exigem um tempo mínimo na empresa atual. 

Confira as regras de estabilidade da convenção coletiva do setor metalúrgico do Paraná, para tomar como exemplo: 

Por fim, vale ressaltar que independente da convenção coletiva, a estabilidade somente é aplicada em casos de demissão sem justa causa. Ou seja, se há dispensa for por justa causa ou força maior, o trabalhador não terá a garantia de permanência no emprego. 

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!