Previdência Social Otan
Otan desiste de entrar na Ucrânia por receio de uma guerra total na Europa
Otan desiste de entrar na Ucrânia por receio de uma guerra total na Europa
04/03/2022 17h23 Atualizada há 2 anos
Por: Ricardo
Foto: Sergey Bobok / AFP

Após reunião dos países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o secretário-geral, Jens Stoltenberg afirmou nesta sexta-feira (4) que tropas de países integrantes da Otan não vão agir e entrar na Ucrânia que está em conflito com a Rússia.

Continua após a publicidade

A reunião que ocorreu nesta sexta-feira contou com a participação de ministros das Relações Exteriores da aliança militar assim como com a presença extraordinária do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Decisão da Otan

Para justificar o porque a Otan não deve entrar na Ucrânia, o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg afirmou um grande receio de uma possível guerra total na Europa, veja:

"Nós já deixamos claro que não vamos entrar na Ucrânia, nem no espaço aéreo, nem em solo. Se nós fizéssemos uma zona de exclusão aérea, teríamos que mandar aviões nossos e derrubar aviões russos. Nós entendemos o desespero [da Ucrânia] mas também acreditamos que se fizéssemos isso, levaríamos a uma guerra total na Europa, envolvendo muito mais países e causando muito mais sofrimento. É muito dolorosa essa decisão. Nós impusemos sanções severas e aumentamos o apoio, mas não podemos participar diretamente do conflito".

Continua após a publicidade

Vale lembrar que nos últimos dias o governo ucraniano havia solicitado atuação das tropas da Otan em uma zona de exclusão aérea onde aviões de outros países pudessem cooperar com o exército ucraniano pela defesa do país.

No entanto, durante conversa com jornalistas, Stoltenberg afirmou que continuará cooperando com o governo ucraniano fornecendo mais equipamentos militares e com o apoio financeiro como uma "estratégia a longo prazo" para evitar que a guerra se agrave além da Ucrânia