Previdência Social Fim
Fim da EIRELI: Conheça as causas e as consequências
Fim da EIRELI: Conheça as causas e as consequências
09/03/2022 11h18 Atualizada há 2 anos
Por: Matheus Vinicius Ribeiro

Muitos fatores podem levar algo a terminar, como aconteceu com a EIRELI, algumas exigências deste formato empresarial ficaram obsoletas com a chegada da SLU, e a EIRELI chegou ao fim.

Continua após a publicidade

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) era um formato empresarial que permitia que um empreendedor pudesse abrir uma empresa com somente um sócio (ele mesmo), porém, ela foi substituída pela Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Acompanhe os próximos tópicos e entenda as causas e as consequências do fim da EIRELI.

Causas do fim da EIRELI

A EIRELI era um modelo empresarial que podia ser aberto por uma pessoa e dava proteção jurídica ao empreendedor, porém, ela exigia um limite de capital social de 100 salários mínimos.

Continua após a publicidade

O Fim da EIRELI aconteceu por ela ter se tornado obsoleta se comparada à SLU.

A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) foi criada em 2019, facilitada pela MP da Liberdade Econômica que se tornou lei, ela concorria diretamente com a EIRELI, e podemos dizer que ela foi a causa do fim da EIRELI

A SLU pode ser aberta sem a exigência de um capital social altíssimo, como a EIRELI exigia, e como a sua extinta EIRELI, ela também pode ser aberta com somente um sócio, além de manter as vantagens.

Continua após a publicidade

Com a criação da SLU, 2 anos depois a EIRELI se tornou menos interessante para os empreendedores brasileiros, até que perdeu seu lugar e terminou sendo extinta.

Consequências

O fim da EIRELI se tornou algo necessário, afinal, às duas modalidades cumpriam o mesmo papel, sendo que uma não apresentava a desvantagem do alto capital social, era uma escolha óbvia, portanto, não havia sentido que às duas modalidades existissem.

Quem não entendia as diferenças acaba ficando em dúvida sobre qual modelo empresarial optar, a coexistência das duas modalidades só estava causando mais confusão na cabeça dos empreendedores.

O fim da EIRELI diminuiu as dúvidas e impedimentos para abertura de novas empresas, isso contribui economicamente para o Brasil, afinal, o número de empresas abertas aumentou.

Verifique com seu contador as mudanças da EIRELI para SLU e veja quais são as vantagens e desvantagens que a SLU apresenta para o seu negócio.

Conclusão

O fim da EIRELI impactou positivamente a economia brasileira, aumentando o número de empresas abertas, com a criação da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) não existia sentido que os dois modelos continuassem funcionando.

A SLU apresentava as mesmas vantagens sem a exigência de um capital social elevado, isso fez com que ela se tornasse mais atrativa para os empreendedores.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.