Previdência Social PIS/Pasep,
PIS/Pasep, quem trabalhou em 2021 vai receber o abono este ano?
PIS/Pasep, quem trabalhou em 2021 vai receber o abono este ano?
11/03/2022 08h28 Atualizada há 2 anos
Por: Ricardo

O abono salarial é um benefício pago a todos os trabalhadores de carteira assinada e servidores públicos que se encaixam em algumas regras como, no ano-base ter recebido uma média de até dois salários por mês e estão inscritos há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep.

Continua após a publicidade

Geralmente o benefício costuma ser pago no ano seguinte ao qual o trabalhador exerceu atividade, como aconteceu em 2019, quando os trabalhadores começaram a receber o benefício em 2020.

No entanto, o pagamento do abono PIS/Pasep deste ano está um pouco diferente, tendo em vista que o Governo Federal está realizando o pagamento do abono ano-base 2020, ou seja, para os trabalhadores que exerceram atividade no respectivo ano de 2020.

Com isso, milhares de trabalhadores que se encaixam nas regras do programa e exerceram atividade em 2021 não sabem se vão ou não receber o abono salarial este ano. Sendo assim, se você também tem essa dúvida vamos descobrir juntos agora!

Continua após a publicidade

Quem trabalhou em 2021 vai receber o abono em 2022?

Infelizmente não! Os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada e como servidores públicos em 2021 não terão acesso ao abono salarial este ano.

Existem alguns motivos para isso, o primeiro deles é que o abono ano-base 2020 que deveria ter começado a ser pago no ano passado acabou sendo adiado para que o governo pudesse utilizar o dinheiro do benefício para outras medidas emergenciais.

Sendo assim, o montante que deveria ter sido disponibilizado para pagamento do abono PIS/Pasep ano-base 2020, acabou sendo redirecionado para a liberação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, mais conhecido como BEm, que vigorou entre abril e agosto de 2021.

Continua após a publicidade

No entanto, muitas pessoas se perguntam porque o governo não pode pagar o benefício ano-base 2020 e 2021 este ano e também existe motivo para isso.

É necessário entender que todo benefício pago pelo governo entra nas contas do Orçamento anual da União, sendo assim, para este ano o governo determinou o montante de R$ 21 bilhões para pagamento do abono salarial em 2022.

Ou seja, montante este necessário para pagamento apenas de uma rodada do abono salarial do PIS/Pasep, ou seja, o pagamento retroativo do benefício em 2020.