Previdência Social Junho
Junho começa a valer a nova CNH. Veja o que muda
Junho começa a valer a nova CNH. Veja o que muda
12/03/2022 19h57 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) começa a valer a partir de junho deste ano. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou em 13 de dezembro de 2021 a resolução 886, criando a nova CNH, a partir de 1° de junho de 2022.

Continua após a publicidade

De acordo com o Governo Federal, o novo modelo oferece mais segurança, modernidade e requisitos internacionais ao documento.

Porém, a substituição não é obrigatória e deverá ocorrer de forma gradual para novas habilitações à medida que os novos condutores começarem a renovar ou emitir a segunda via, conforme informou uma nota do governo.

Para evitar ou dificultar falsificações e fraudes, a CNH ganhou uma nova identidade visual e novos elementos. Ela será impressa nas línguas: inglesa, francesa e claro, portuguesa. Ela terá um código usado em passaportes que vai permitir ao condutor embarcar em viagens internacionais nos aeroportos brasileiros.

Continua após a publicidade

As atividades profissionais dos motoristas serão registradas na nova CNH, também será incluído possíveis restrições médicas. O novo modelo mantém o QR Code emitido desde 2017. Também será utilizado e armazenado as informações e fotos de cada motorista.

As letras iniciais (A, B, C e D) permaneceram inalteradas, no entanto agora essas letras serão combinadas entre si e ainda podendo ser seguidas pelo dígito 1.

Será seguido o padrão europeu, havendo uma divisão para condutores de pessoas e cargas:

Continua após a publicidade

D para passageiro, C para carga e E para articulados. Quando essas letras são combinadas determinam quais veículos cada condutor estará apto a dirigir.

Os códigos das categorias ainda não estão especificados, e devem ser publicados no decorrer dos meses pelo Contran.

Ao ser recém habilitado e estando com a Permissão para Dirigir, o motorista terá sua carteira evidenciada pela letra P. Caso ele já possua o documento definitivo haverá um indicativo com a letra D.