Previdência Social Abono
Abono salarial PIS/Pasep cai direto na conta do trabalhador?
Abono salarial PIS/Pasep cai direto na conta do trabalhador?
15/03/2022 22h18 Atualizada há 2 anos
Por: Jorge Roberto Wrigt

O abono salarial PIS/Pasep, de acordo com a Caixa Econômica Federal, é depositado diretamente na conta do trabalhador que for cliente do banco. Para os que não são correntistas da Caixa, o benefício é liberado por meio do aplicativo Caixa Tem através da  Poupança Social Digital.

Continua após a publicidade

Para quem não receber o benefício pelo aplicativo Caixa Tem, é possível retirar o valor usando o Cartão Cidadão nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, Caixa Aqui ou Agências da Caixa. No entanto, é necessário respeitar o calendário de pagamento.

O abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 começou a ser pago no dia 8 de fevereiro para os trabalhadores com carteira assinada e 15 de fevereiro para os servidores públicos.

Os trabalhadores do setor privado recebem o abono pela Caixa e os servidores públicos recebem o Pasep pelo Banco do Brasil. 

Continua após a publicidade

Se você não conseguiu receber o dinheiro em nenhum dos meios que citamos no texto, é preciso verificar se o empregador cometeu algum erro, ou se o governo também não cometeu erros. Muitas vezes o benefício não é liberado por motivo de falha nas informações. 

Estando você cumprindo os requisitos exigidos para receber o abono salarial PIS/Pasep, e o dinheiro não caiu na conta, é necessário ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) para que seja possível regularizar os seus dados e verificar o motivo pelo qual o dinheiro não foi liberado. 

Existe a possibilidade de consultar as informações através do Alô Cidadão, pelo telefone 0800 726 0207.

Continua após a publicidade

Quem tem direito de sacar o abono salarial?

Para sacar o abono salarial é preciso está cumprindo os seguintes requisitos:

Ter a carteira assinada por pelo menos cinco anos;

Receber um salário igual ou menor a de dois salários mínimos;

Ter trabalhado com a carteira assinada obrigatoriamente no mínimo 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base 2020;

Possui os seus dados devidamente atualizados com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O número do PIS fica vinculado ao CPF da pessoa, e é por ele que é possível consultar o tempo de ingresso no programa e se poderá receber o abono. A verificação pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Trabalhador. Também é possível verificar as informações a partir da Carteira de Trabalho Digital, ou então pelo site www.gov.br.

Quem ainda recebe o abono salarial nesta semana?

O pagamento do PIS é liberado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador

Nesta semana, o valor foi liberado na terça-feira (15) para os nascidos em julho. Já os nascidos em agosto vão receber na quinta-feira (17). Depois, os nascidos em setembro recebem no dia 22 de março, quem faz aniversário em outubro vai receber a grana no dia 24 de março. No dia 29 de março recebem os nascidos em novembro e por fim, no dia 31 de março, recebem os nascidos em dezembro. Segundo a Caixa, o último prazo para sacar o dinheiro será no dia 29 de dezembro de 2022.

Os servidores públicos recebem o PASEP conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social).

Final de NIS 6 recebeu no dia 15 de março

Final 7 recebe no dia 17 de Março

Final 8 recebe no dia 22 de Março

Final 9 recebe no dia 24 de Março

Quem não retirar o dinheiro tem até o dia 29 de dezembro deste ano para sacar o valor no Banco do Brasil.