Previdência Social Corpo
Corpo de Bombeiros Militar apresenta dados da Operação Verão Mais Seguro em Santa Catarina
Corpo de Bombeiros Militar apresenta dados da Operação Verão Mais Seguro em Santa Catarina
18/03/2022 11h23 Atualizada há 2 anos
Por: Gabriel Dau
Fonte: Google

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresentou os dados da Operação Verão Mais Seguro que ocorreu neste ano em 36 municípios, sendo 169 balneários e estâncias, com 442 postos de guarda-vidas (fixos e cadeirões).

Continua após a publicidade

O destaque é o aumento de 58% nas ações preventivas em relação à temporada 2020/2021.

A Operação Verão Mais Seguro foi realizada entre 9 de outubro e 18 de dezembro de 2021, com a pré-temporada; e de 18 de dezembro e 6 de março, com alta temporada - quando há a ativação de todos os postos de guarda-vidas.

Já a pós-temporada - período em que gradativamente são desativados os postos de guarda-vidas - está prevista até o dia 24 de abril. 

Continua após a publicidade

No entanto, após a análise da necessidade, a corporação decidiu manter o serviço de guarda-vidas ativado o ano inteiro em praias com maior movimento.

Assim, Prainha, em São Francisco do Sul; Praia Brava, em Itajaí; Balneário Camboriú; Itapema; Bombas, em Bombinhas; Ingleses, Santinho, Mole e Joaquina, em Florianópolis; e Guarda do Embaú, em Palhoça seguem com serviço ativado.

Outro destaque da operação é o serviço de videomonitoramento, utilizado em Balneário Camboriú, que abrange toda a extensão de areia. 

Continua após a publicidade

Outra novidade é o Projeto Golfinho que acontece no interior e vai continuar ao longo do ano.

Dados comparativos da Operação Verão Mais Seguro 2021/2022

Aumento de 58% nas prevenções:

Mortes por afogamentos em áreas privativas – onde o CBMSC não consegue atuar diretamente (piscinas residenciais e áreas particulares):

Mortes por afogamentos em áreas de água doce (rios, lagos, cachoeiras):

Mortes por afogamentos em áreas de água salgada: